Tragédia do voo AF 447

Circunstâncias do acidente com o voo 447 da Air France serão divulgadas no final de semana, diz BEA

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

As circunstâncias do acidente do voo Air France Rio-Paris, que custou a vida de 228 pessoas há dois anos, mas de "forma alguma" as causas, serão divulgadas no próximo final de semana, segundo o Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês), órgão encarregado da investigação do acidente.

"O BEA divulgará no próximo final de semana elementos factuais do decurso do voo que determinarão as circunstâncias do acidente, mas, de forma alguma, as causas", declarou Martine Del Bono, porta-voz do órgão.

Os investigadores optaram por avançar em parte seu calendário em razão "das informações desencontradas e mais ou menos contraditórias apresentadas pela imprensa esta semana (....) que apenas perturbam as famílias e afetam a serenidade da investigação", acrescentou.

O secretário de Estado francês dos Transportes, Thierry Mariani, havia anunciado na quinta-feira que as causas e as responsabilidades deste acidente seriam anunciadas apenas no final de junho. O motivo da mudança de data não foi informado.

Segundo Mariani, uma das hipótese para causa do acidente com o voo 447,  da Air France, que seguia do Rio de Janeiro para Paris e caiu em 31 de maio de 2009, é que os pilotos da aeronave desviaram das áreas de turbulência, situada entre a África e a América do Sul, onde caiu a aeronave.

No início da semana, a investigação ganhou destaque com as revelações feitas pelo jornal francês “Le Figaro”, de que as primeiras análises das caixas-pretas indicavam que o acidente foi provocado por falha humana, informação negada pelo BEA.

*Com informações da AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos