Tragédia do voo AF 447

Vítimas do voo AF 447 são homenageadas em Paris e no Rio de Janeiro

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Familiares das vítimas do voo 447 da Air France que caiu há dois anos no oceano Atlântico, quando fazia o trajeto Rio-Paris, participaram nesta quarta-feira (1º) de uma cerimônia em homenagem aos mortos na capital francesa e no Rio de Janeiro.


No Rio de Janeiro foi realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e no memorial às vítimas, localizado no Parque Penhasco Dois Irmãos.

Parente de uma das vítimas do acidente, Maarten Van Sluys disse que "cerca de 20 famílias" compareceram à cerimônia, "já que ontem -- data que marcou dois anos do acidente no Brasil -- muitos familiares realizaram cerimônias individuais".

Em Paris, o ato aconteceu no cemitério de Père-Lachaise e contou com a presença dos principais diretores da Air France, a proprietária da aeronave, além de aproximadamente 200 parentes e amigos das vítimas.

Um padre, um pastor protestante e um imame muçulmano conduziram um ato religioso carregado de emoção.

O presidente da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, tomou a palavra para prometer aos familiares que a companhia continuará trabalhando para apurar as razões do acidente.

De acordo com o cronograma divulgado pelo BEA em abril, as buscas pelos corpos e destroços do avião devem ser encerradas hoje, com 127 corpos já resgatados, sendo 75 só na última semana.

Na semana passada, a divulgação das informações obtidas nas análises preliminares das caixas-pretas apontaram que houve uma pane nos sensores de velocidade do Airbus, o que comprometeu a ação dos pilotos. Um novo relatório com informações mais completas sobre o acidente deverá ser divulgado pelo escritório francês no final de julho. No entanto, os resultados definitivos das investigações só serão anunciados no próximo ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos