Topo

Podcast

UOL Prime

Podcasts com o melhor do jornalismo do UOL


'Cidade se armou para caçar javaporco': a desculpa que popularizou armas | Podcast UOL Prime #15

Do UOL, em São Paulo

25/04/2024 04h01

O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, traz nesta quinta-feira (25) bastidores da reportagem do jornalista Marcos Cândido sobre a caça ao javaporco, um híbrido que surgiu do cruzamento do javali com porcos nativos.

Você pode ouvir no arquivo acima a íntegra do episódio, baseado na reportagem "Como o javaporco virou desculpa para armar os brasileiros", publicada no UOL Prime — seção com notícias exclusivas e o melhor do jornalismo do UOL.

O UOL apurou que a caça ao javali foi usada para fraudar a compra e a movimentação de armas de fogo no Brasil.

Isso graças a brechas nos protocolos de licenças do Ibama, encarregado de autorizar e monitorar a caça, e do Exército, responsável pela concessão e controle de armas dos chamados CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores).

No podcast, Cândido conta a origem desses animais.

"Os criadores começaram a propagar o javaporco como uma opção de carne suína gourmet, mais refinado, para vender para restaurantes. Ele era colocado como porco de sangue azul, ou seja, ele era da realeza. Dava um filé grandão, que eles diziam ser mais saboroso", contou.

A novidade, divulgada em revistas da época, permitia que os criadores cobrassem mais caro pela carne.

A proposta não foi bem-sucedida e, no começo dos anos 2.000, começou a haver a soltura e escape desses animais na natureza, criando destruição e prejuízo nas plantações — hoje, a criação e comercialização dos bichos são proibidas no Brasil.

"Não tem predador que consiga parar o javali e o javaporco. A não ser, claro, o ser humano", afirma Cândido.

Foi então que, em 2013, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) permitiu a caça legal ao javali e javaporco. No podcast, Cândido explica que essa brecha foi usada para supostos caçadores se armarem.

No episódio, ele também conta como foi uma caçada da qual participou em Campo Alegre de Goiás (GO), cidade com área rural muito extensa.

"Existiam registros muito elevados da presença do javali e risco sanitário devido a nascentes, devido a outras formas de contaminação por doenças que poderiam ser levadas pelo javali. Então ela [a cidade] foi listada como extremamente vulnerável ao ataque do javali pelo Ibama", explica Cândido.

"A cidade se armou, é uma cidade que precisou se voltar inteiramente para a caça ao javali", resume. No local com 7.000 moradores, cerca de 500 têm registro para caçar.

O repórter conta como foi a caçada, onde viu muitos animais, e onde os caçadores atiraram contra javalis. "Achamos [javaporcos], só que não."

Cândido conta que chegou a avistar aos animais, mas eles não foram pegos pelo tiro e correram para o mato.

"Parece uma atividade perigosa, autorizada e pouco eficiente, pelo que você descreveu", resume Toledo.

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.