Topo

Podcast

UOL Prime

Podcasts com o melhor do jornalismo do UOL


'A mulher que denuncia um homem se torna alvo de dúvidas': bastidores do caso Antony | Podcast UOL Prime #11

Do UOL, em São Paulo

28/03/2024 04h00

O podcast UOL Prime, apresentado por José Roberto de Toledo, traz nesta quinta-feira (28) episódio com detalhes da reportagem dos jornalistas Beatriz Cesarini e Pedro Lopes sobre o caso Antony — jogador que é investigado no Brasil e na Inglaterra por agredir a ex-namorada Gabriela Cavallin.

Após a publicação da reportagem "Fotos e áudios inéditos revelam agressões de Antony contra ex-namorada", em setembro de 2023, Antony foi cortado da seleção brasileira e afastado temporariamente do Manchester United.

Até hoje, o atacante não esteve nas listas da equipe nacional.

A reportagem repercutiu em muitos países, principalmente na Inglaterra, onde ele atua. Também foi finalista de duas categorias da 6ª edição do Prêmio UOL de Conteúdo.

Você pode ouvir no arquivo acima a íntegra do episódio, que tem como base a reportagem sobre o caso Antony, publicada no UOL Prime — seção com notícias exclusivas e o melhor do jornalismo do UOL.

A repórter Beatriz Cesarini detalhou a José Roberto de Toledo como foram as primeiras conversas com Gabriela, que temia a exposição e as represálias do público.

"O meu primeiro contato foi em junho, assim que eu soube que ela fez a denúncia [de violência doméstica] na Delegacia da Mulher. Então eu fui atrás dela. Ela topou conversar comigo, passou o número de telefone, só que ficou com receio de dar entrevista", conta.

"Quando um homem denuncia uma mulher, a opinião pública apoia imediatamente. Quando a situação é contrária, a mulher se torna alvo de dúvidas, questionamentos e julgamentos contra", destaca a repórter.

"No caso de Gabriela, assim que as primeiras notícias sobre a denúncia saíram, ela instantaneamente foi chamada de 'maria chuteira'. Esse panorama todo a deixava com medo."

O podcast, então, relembra os momentos mais difíceis que Gabriela diz ter vivido com Antony.

"Ela estava grávida [quando sofreu agressões]. Foram apenas quatro meses, porque acabou perdendo o bebê. Quatro meses de agressões psicológicas e físicas, e ele não se sensibilizava. Em um episódio, chegou a colocá-la num carro em alta velocidade. Ameaçava bater o veículo e falava que ia morrer todo mundo, inclusive a criança", diz Beatriz.

O impacto da reportagem do UOL foi imediato. Antony foi desconvocado da seleção brasileira e chegou a ser afastado pelo Manchester United.

"As datas batiam, [os lugares] onde ela estava, os episódios, os ferimentos. O Antony sofreu consequências. Foi interessante, entre aspas, para a seleção brasileira desconvocá-lo no dia em que todos os detalhes vieram à tona para preservar a imagem do time, o ambiente dos outros jogadores e a imagem do próprio [técnico] Fernando Diniz", diz o jornalista Pedro Lopes.

O Manchester United reintegrou Antony semanas depois, mas ele, desde então, ele não figurou em nenhuma convocação da seleção.

Para Pedro, isso é um sinal de como o futebol vem mudando, ainda que muitas vezes motivado por questões financeiras, na forma de encarar episódios de violência contra mulher.

"Não foi o futebol que mudou, foi a sociedade. Acho que foi o mercado publicitário e as marcas apostando em diversidade, porque, por trás dessa pressão, existe a perda de patrocinadores. E acho que aí está o grande temor dos clubes. É o motor da mudança, que é positiva. Mas, se você for mais fundo, não é tão positiva assim quanto parece. Ainda é muito ligada à questão comercial", afirma.

O caso Antony continua sendo alvo de investigação no Brasil e na Inglaterra. Ambos os processos correm em segredo de Justiça e ainda não têm data de julgamento.

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.