Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Homem usa nome de Fernanda Lima e é condenado por golpe

Fernanda Lima nos bastidores da Globo (Divulgação) - Reprodução / Internet
Fernanda Lima nos bastidores da Globo (Divulgação) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

27/09/2021 10h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo condenou o produtor de moda Alexandre Monteiro Piva, de 30 anos, acusado de se apropriar de cerca de R$ 160 mil em joias de uma loja da Vila Olímpia, em São Paulo.

De acordo com o Ministério Público, em dezembro de 2014, ele procurou a loja RLG do Brasil alegando que iria fazer um ensaio fotográfico com a apresentadora e modelo Fernanda Lima para uma revista e solicitou o empréstimo de algumas joias.

Piva, segundo a joalheria, era conhecido no mercado e já havia, inclusive, feito um empréstimo anterior para um outro trabalho. Durante as negociações, o gerente da loja recebeu mensagens de WhatsApp, falsas, de alguém que se fazia passar pela modelo nas quais ela insistia na necessidade do empréstimo.

O produtor conseguiu sete peças, comprometendo-se a devolvê-las em 48 horas: um par de brincos, três colares, um anel, um bracelete e um relógio. No entanto, de acordo com a acusação, devolveu apenas o bracelete, e somente um mês depois. As demais foram levadas a uma casa de penhor, onde foram dadas como garantia para um empréstimo em dinheiro.

A joalheria diz ter descoberto o golpe quando telefonou para a assessoria da modelo, que negou conhecer Piva.

Na defesa apresentada à Justiça, o produtor, que já tem uma condenação na Justiça por violência física, declarou ser inocente. Ele manteve a versão do ensaio fotográfico, mas disse que as joias foram furtadas pelo seu namorado. Afirmou que jamais pretendeu ficar com o patrimônio de outras pessoas, tanto que se comprometeu "até mesmo a pagar os valores".

O juiz Antônio Carlos de Campos Machado Junior disse na sentença que as provas demonstram que o produtor "agiu com dolo", "apropriando-se das joias que lhe foram confiadas".

Piva foi condenado a um ano e quatro meses de reclusão, mas a pena foi substituída pela prestação de serviços à comunidade.

Procurada pela coluna, a advogada Luciana Brandão, que o representa, afirma que vai recorrer da decisão. Disse que Piva foi agredido e ameaçado pelo namorado, que levou as joias após o rompimento da relação.