Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Correios argentinos não lançaram selo "Lula Libre"

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/07/2018 04h00

Um grupo na internet afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou um novo aliado internacional na repercussão de sua prisão: os correios argentinos.

Usuários das redes sociais têm compartilhado a imagem de um selo que mostra o desenho do ex-presidente de punho erguido com a legenda “Lula Libre” e a frase em espanhol “Sou uma ideia misturada com a ideia de vocês”, dita por ele no discurso antes de ir para a prisão. A imagem tem gerado elogio por parte de apoiadores e críticas por parte dos opositores do ex-presidente.

FALSO: Correios argentinos não lançaram selos de Lula

Por mais que a iniciativa tenha gerado burburinho nas redes sociais, a história não passa de mais um boato envolvendo o ex-presidente e supostos apoios internacionais, como da popstar Madonna ou do Tribunal de Haia.

O Correo Argentino, empresa pública responsável pelos serviços postais do país vizinho, não lançou uma coleção de selos em homenagem ao ex-presidente Lula. Em 2018, a instituição só lançou três séries: uma sobre energia renovável, outra em homenagem ao músico Astor Piazzolla e a última, divulgada em junho, um especial sobre a Copa do Mundo.

As imagens divulgadas na internet, são, na verdade, uma criação do artista plástico argentino Samuel Montalvetti. Em uma série que chama de “Comunicación a Distancia”, ele cria postais com diferentes temas e envia a amigos e interessados.

Como o artista confirmou a informação ao UOL, a imagem em questão, publicada no dia 6 de julho, foi endereçada a Ahmet Demir. Segundo Montalvetti, ele usa um carimbo próprio, criado por ele e presente na imagem compartilhada nas redes, para deixar claro que aquilo é uma peça de arte e evitar este tipo de equívoco.

“Este ‘Carimbo de Autor’ foi feito para uma série chamada ‘Cartas Para Lula’, não é de circulação oficial de correspondência”, explica o artista. “Costumo usar o carimbo que fiz como arte [para evitar mal-entendidos].”

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.