Topo

Marcha para Jesus faz lentidão no trânsito se concentrar na zona norte de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

14/07/2012 11h33Atualizada em 14/07/2012 11h40

A zona norte da cidade de São Paulo concentrava, na manhã e no começo da tarde deste sábado (14), a maior lentidão no trânsito registrada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

De acordo com dados do órgão, por volta das 14h30 a região norte tinha 17 km de engarrafamento, o que equivale a 50% da lentidão em toda a cidade nas vias monitoradas pela CET, mas chegou a ficar com quase 80% na manhã de hoje. É também na zona norte que acontece hoje a Marcha para Jesus, com diversos bloqueios e interdições em ruas e avenidas.

A ponte e a avenida Cruzeiro do Sul registravam 2,7 km de lentidão no sentido Santana-Ipiranga, e 1,7 km no sentido contrário.

O corredor Prestes Maia, Tiradentes, Santos Dumont registrava 2,2 km de lentidão no sentido aeroporto-Santana pela pista expressa.

A região leste tinha 9 km de lentidão, a central 6 km, a oeste 1 km e a zona sul apresentava 2 km.

Evento

A 20ª edição do evento evangélico Marcha para Jesus acontece hoje em São Paulo e promete reunir milhões de pessoas. A concentração dos participantes começou às 6h na praça da Luz junto a avenida Tiradentes (sentido Centro, entre as ruas dos Bandeirantes e Mauá).

Trânsito e transporte coletivo

Em função do evento, a SPTrans alterou os itinerários de 25 linhas de ônibus que trafegam na região. A empresa recomenda informar-se sobre trajetos e linhas de ônibus pelo site www.sptrans.com.br/itinerarios/ ou telefone 156.

O Metrô implantará estratégia especial de operação, a frota de trens em circulação será semelhante a que opera num sábado típico, porém, haverá reforço no número de composições extras das 7h até o final do evento. Ao todo, 13 trens ficarão posicionados em pontos estratégicos das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, prontos para circular, sempre que houver necessidade operacional. A ViaQuatro --consórcio que administra a linha 4-Amarela, também informou que vai organizar um esquema especial para orientar e direcionar o fluxo de pessoas nas estações. O foco principal será a estação Luz, que deve ser a mais movimentada pela proximidade do local do evento.

Além de reforçar a frota, o Metrô também aumentará o quadro de empregados e de seguranças nas estações mais próximas ao local do evento (Tiradentes, Carandiru e Santana). Nessas estações será montado um esquema de direcionamento de fluxo para facilitar o embarque e o desembarque dos usuários. Além disso, mensagens sonoros serão emitidas para orientar os participantes da Marcha.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou vias do Bom Retiro e de Santana desde as 21h desta sexta-feira (13) até às 3h do domingo (15).

Rua de SP se especializa em som gospel e moda evangélica

Bloqueios

- a avenida Tiradentes, sentido aeroporto, terá sua pista local interditada a partir das 6h, entre a rua dos Bandeirantes e a rua Mauá; e, a partir das 9h, bloqueio da pista expressa, entre a avenida do Estado e o túnel Tom Jobim;

- a pista central da avenida Santos Dumont, sentido praça Campos de Bagatelle, terá seu trânsito desviado para a pista local em direção à marginal Tietê (sentido Ayrton Senna) a partir das 9h30;

- o tráfego no sentido norte-sul será desviado pela avenida Brás Leme, seguindo pelas avenidas Rudge, Rio Branco e Rótula Central, ou para quem se destina à zona sul, pelas avenidas Abraão Ribeiro e Pacaembu. No sentido sul-norte, o motorista deve seguir pela pista local do eixo, até a avenida Tiradentes, rua Pedro Vicente e avenida Cruzeiro do Sul;

- o terminal Armênia será desativado no sábado (14) das 10h às 14h, e as linhas de ônibus serão desviadas para a ponte da Vila Guilherme, seguindo pela avenida Bom Jardim, ruas Araguaia, Canindé, Olarias e Pedro Vicente, e avenida Cruzeiro do Sul.

- a praça Heróis da FEB e a avenida Santos Dumont, ambos os sentidos, serão bloqueadas no trecho correspondente entre a avenida Brás Leme e a rua Santa Eulália das 22h de sexta (13) às 23h de sábado (14). No sábado (14), a partir das 6h, a área de bloqueio será ampliada até a praça Campo de Bagatelle; a avenida Olavo Fontoura, entre a praça Campo de Bagatelle e rua Professor Milton Rodrigues, também será bloqueada, das 9h30 às 15h, neste sábado (15).

Os ônibus deverão estacionar em locais pré-determinados da região central e no estacionamento na avenida Olavo Fontoura, 1500 A e B (estacionamento da Aeronáutica), em áreas permitidas.