TAM diz que pane mundial em check-in foi normalizada; aeroportos tem filas
Após pane mundial em seus sistema de check-in na manhã desta segunda-feira (15), a TAM informou que, por volta das 8h25, a operação voltou ao normal. De acordo com nota da empresa, "o sistema Amadeus (utilizado nos procedimentos de check-in), sofreu uma instabilidade global" e "o ocorrido deve impactar na pontualidade da malha da companhia durante o dia de hoje".
A instabilidade provocou longas filas nos guichês da TAM nos aeroportos e atrasou voos hoje de manhã.
A pane impediu a impressão de cartões de embarque e etiquetas de bagagem em todos os terminais em que a companhia aérea opera no mundo, então o procedimento teve de ser feito manualmente.
No aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, dos 32 voos previstos até as 8 horas, sete estavam atrasados ou haviam sido cancelados, considerando todas as companhias, segundo a Infraero. Em Cumbica, com 52 voos previstos para o horário, quatro foram cancelados e um estava atrasado. No Aeroporto Santos Dumont, na zona sul do Rio de Janeiro, dos 25 voos previstos três estavam atrasados e três foram cancelados também até as 8 horas.
O problema no sistema da TAM provocou também muitas filas e transtornos no embarque do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. Segundo a Infraero, foram registrados dez atrasos nesta manhã. O saguão chegou a ficar lotado, mas antes das 11 horas os guichês da TAM já tinham normalizado o atendimento ao público. (Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)
Viracopos interditado
De acordo com a Infraero, ainda não há previsão para a liberação da pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Por sua vez, a Azul Linhas Aéreas, que opera 85% dos voos em Campinas (SP) e acompanha passo a passo da operação, prevê normalização para as 15h30 de hoje.
A pista de um dos maiores aeroportos do país está interditada desde às 19h55 do último sábado (13), depois que o pneu de um avião de carga da companhia americana Centurion Cargo, que vinha de Miami (EUA), furou durante a aterrissagem, e a aeronave ficou parada no meio da pista.
O órgão ainda informou que, por volta das 10h20 de hoje, a aeronave continuava na pista. Toda a carga do avião foi retirada e um equipamento específico é usado para erguer e retirar o aparelho, que pesa cerca de 130 toneladas. A infraero ressaltou que esse não é um procedimento comum e que todos os procedimentos visam a manutenção do equipamento e segurança do aeroporto.
As companhias aéreas que operam em Viracopos, principalmente a Azul, estão abordando passageiros antes de chegarem nos guichês e alertando sobre a situação.
De sábado até as 10h30 de hoje, 450 voos da Azul, entre pousos e decolagens, tinham sido cancelados, segundo informação disponibilizada pela empresa em seu site na internet. Outras quatro companhias aéreas operam em Viracopos: Gol, TAM, Trip e TAP.
Orientação
A Infraero lembra que é dever da companhia aérea informar sobre atrasos, cancelamentos ou interrupções dos voos.
"Nesses casos, a empresa deve assegurar ao passageiro o direito a receber assistência material, como direito à comunicação a partir de uma hora de atraso, de alimentação, a partir de duas horas de atraso, e de acomodação, a partir de quatro horas de atraso", orienta em seu site.
Caso o passageiro se sinta prejudicado, ele pode encaminhar queixa à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e aos órgãos de defesa do consumidor.
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