Topo

Presídio é alvo de tiros no sul de Santa Catarina; 17 cidades já sofreram ataques

Janaina Garcia

Do UOL, em Florianópolis

18/11/2012 13h22

Um presídio no sul de Santa Catarina foi alvo de tiros na madrugada deste domingo (18). Segundo informações da Polícia Civil, o caso --o único da madrugada --foi registrado no Presídio Regional de Araranguá, uma das 17 cidades catarinenses afetadas pela onda de violência que atinge o Estado desde a última segunda-feira (12) e que já deixou três mortos.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, os tiros no presídio foram disparados por volta das 5h e atingiram o muro da unidade. A equipe de segurança do local, no entanto, só teria notado as quatro marcas de balas hoje pela manhã.

Com esse, já são 39 ataques atribuídos pela polícia a criminosos em todo o Estado. Desse total, 27 foram atentados contra ônibus, dez contra prédios públicos de órgãos de segurança pública --sobretudo bases da Polícia Militar e de guarda civil --e dois contra veículos da polícia.

No final da manhã, a Polícia Civil confirmou também a prisão de um suspeito de ter atirado contra uma base da PM no Bairro dos Ingleses, ao norte de Florianópolis, ontem por volta das 23h.

Foi no Ingleses também que moradores relataram ontem à reportagem do UOL a vigência de um toque de recolher supostamente determinado por criminosos que já teriam comandado dois incêndios a ônibus no bairro. A polícia, no entanto, nega a existência do toque.