Topo

Imagens mostram homem sendo perseguido e espancado até a morte no centro de Porto Alegre

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2013 14h14

Um homem de 47 anos foi espancado até a morte no centro de Porto Alegre na madrugada desta segunda-feira (25), depois de ser perseguido por civis, acusado de assalto. Identificado como Wolney Ciro de Souza Salgueiro, ele recebeu socos, pontapés e uma pedrada na cabeça em uma das calçadas do Mercado Público da cidade. O ataque ocorreu por volta das 4h30.

Assista a cenas da agressão em Porto Alegre

Câmeras de segurança da Guarda Civil flagraram as agressões. Conforme relato de Antônio Carlos Brasil Moraes, que se apresentou à polícia como um dos agressores, ele teria sido assaltado por Salgueiro em um terminal de ônibus na Praça Parobé. De lá, com auxílio de quatro homens e uma mulher, perseguiram o suposto assaltante até o Mercado Público. Moraes está detido no Presídio Central.

Salgueiro não possuía antecedentes criminais e não está comprovado que era morador de rua, como informaram algumas testemunhas, segundo o titular da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Filipe Bringhenti.

Salgueiro foi rendido, segurado pelos agressores e acertado com socos, pisões e chutes. Mesmo depois de imobilizado e sem demonstrar reação, ele continuou sendo agredido. O grupo foi embora, mas dois homens permaneceram acertando Salgueiro, mesmo com ele deitado no chão.

Em determinado momento, um deles pegou uma laje de basalto que estava solta da calçada e arremessou sobre a cabeça do homem, que morreu no local. Em posse das imagens e dos depoimentos de testemunhas, as autoridades tentam identificar os agressores. Até o início desta tarde, apenas Moraes havia sido identificado.