Menores suspeitos de saquear concessionária no Rio portavam armas brancas, diz polícia

Do UOL, no Rio*

A Polícia Civil realiza na noite desta sexta-feira (21) trabalho de perícia na concessionária Ago, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, que foi invadida e saqueada por um grupo de pessoas que participavam de uma manifestação nas imediações da favela Cidade de Deus. Em nota, a instituição afirmou que 14 pessoas foram detidas, entre as quais sete menores --seis portavam armas brancas e um foi autuado por furto.

Os detidos foram encaminhados para a delegacia da Taquara (32ª DP), em Jacarepaguá. Entre os adultos, três foram detidos por estarem conduzindo motocicletas sem habilitação. Outro maior foi autuado por dano ao patrimônio.

Com paus e pedras, os suspeitos quebraram veículos que estavam estacionados no pátio da concessionária. Eles aproveitaram a falta de segurança no local para roubar objetos como uma televisão, e só fugiram após a chegada de um carro da Polícia Militar.

O grupo correu pela avenida Ayrton Senna e se agrupo em um ponto da via, que está interditada nos dois sentidos. A Tropa de Choque foi enviada para o local, e dispersou parte do grupo com bombas de efeito moral.

Simultaneamente, na Barra da Tijuca, também na zona oeste, cerca de mil manifestantes interditaram, a avenida Ayrton Senna em um protesto contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 37, que limita os poderes de investigação do Ministério Público. A manifestação é pacífica e conta com o auxílio da PM, que abre caminho para a passeata.

Pelo menos de 40 manifestantes chegaram a invadir a Cidade das Artes, mas foram retirados pacificamente pela Polícia Militar. No momento da invasão, as demais pessoas que estavam na passeata vaiaram a ação.

De acordo com Ariel Ambrósio, um dos organizadores da passeata, o ato não tem vínculo com o MPL (Movimento Passe Livre), e foi exclusivamente organizado contra a aprovação da PEC 37.

"Aqui é contra a corrupção, dizendo que a PEC 37 não pode passar. Queremos que o Renan Calheiros saia do congresso. O maior problema do Brasil é a impunidade", disse.

Com uma bandeira do Brasil nas costas e o rosto pintado de verde e amarelo, a auxiliar de administração Vanessa Teixeira carregava um cartaz com os dizeres "Não à PEC 37 e ao mau uso do dinheiro público". Ela disse que foi ao protesto na Barra da Tijuca para se manifestar contra a corrupção no país.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a avenida das Américas, principal via da Barra da Tijuca, está interditada. Os motoristas que seguem da Linha Amarela em direção à avenida Ayrton Senna são desviados pela avenida Abelardo Bueno, no sentido Riocentro.

*Colaborou Paula Bianchi

OS PROTESTOS EM IMAGENS (Clique na foto para ampliar)

  • Manifestante tenta invadir a sede da Prefeitura de São Paulo, na região central da cidade

  • Carro de TV Record é incendiado em frente à Prefeitura de São Paulo durante protestos

  • Manifestante corre ao lado de estabelecimento comercial em chamas no centro de São Paulo

  • PM espirra spray de pimenta em manifestante durante protesto no Rio

  • Em Brasília, manifestantes conseguiram invadir a área externa do Congresso Nacional

  • Milhares de manifestantes tomam a avenida Faria Lima, em SP

  • Após protesto calmo em SP, grupo tenta invadir o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo

  • Manifestantes tentam invadir o Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio

  • Um carro que estava estacionado em uma rua do centro do Rio foi virado e incendiado

  • Cláudia Romualdo, comandante do policiamento de Belo Horizonte, posa com manifestantes

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos