Topo

Briga entre facções rivais deixa três mortos em penitenciária no MA

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

01/10/2013 12h07

Uma briga entre integrantes de dois grupos rivais resultou na morte de três presos e deixou dois outros internos feridos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), na manhã desta terça-feira (1º). Um dos presos assassinados foi decapitado.

Na tentativa de controlar a briga, um agente penitenciário foi atingido por uma pedrada na cabeça.

Os feridos foram socorridos para o Hospital Socorrão II e estão internados. Não há informações sobre o estado de saúde dos dois presos, apenas do agente penitenciário, que passa bem.

Os nomes dos presos assassinados e dos demais feridos, além do agente penitenciário ainda não foram divulgados.

De acordo com a Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), a briga foi ocasionada devido à chegada de grupo de 18 detentos, que estava custodiado na CCPJ (Central de Custódia Preso de Justiça) do Anil.

O grupo pertence a uma facção chamada de “Bonde dos 40” e seria rival do grupo “PCM”, que está no regime semiaberto em Pedrinhas. Ao saberem que os rivais estavam na mesma unidade prisional, os presos do PCM invadiram o pavilhão e iniciaram os confrontos.

“O pavilhão dos transferidos foi invadido pelo grupo rival e infelizmente três morreram, um deles foi decapitado. A situação está controlada, mas transferências estão suspensas até a situação ser avaliada", disse o secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, Hamilton Louzeiros.

Agentes penitenciários e a Tropa de Choque da Polícia Militar controlaram o tumulto entre os presos quase quatro horas depois e, agora, todos os presos envolvidos estão isolados.

A Sesap informou que a transferência foi feita em cumprimento à determinação da 2ª Vara de Execução Penal.

A Delegacia de Homicídios de São Luís abriu inquérito para investigar as mortes.