Topo

Quatro tubulações são rompidas e abastecimento em bairros é comprometido no Rio

Do UOL, no Rio

30/10/2013 19h24

Quatro tubulações da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), três de água e uma de esgoto, foram rompidas por obras de terceiros nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro.

Segundo a concessionária, uma delas pode prejudicar o fornecimento de água na zona norte da cidade. O município enfrenta dificuldades no abastecimento desde o início da semana, por conta da manutenção preventiva na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guandu.

De acordo com a Cedae, uma tubulação de água de 400 mm (milímetros) estourou na praça da Bandeira, na zona norte da cidade, onde a Prefeitura do Rio constrói um reservatório profundo contra enchentes, conhecido como “piscinão”.

Equipes da companhia foram ao local para fazer o reparo na rede.

Segundo a Cedae, o bairro da Praça da Bandeira e algumas ruas do Maracanã podem ser ficar sem abastecimento. A companhia pediu que a população das localidades economize água. Responsável pela obra, a Fundação Rio-Águas não se pronunciou sobre o incidente até as 19h.

Na manhã desta quarta, duas tubulações de água de 200 mm estouraram ao lado da obra da Linha 4 do Metrô, na Praça Antero de Quental, no Leblon, e na Rua Barão da Torre, em Ipanema.

De acordo com a Cedae, técnicos da companhia fecharam o registro no local e realizaram uma manobra para distribuir a água para outras tubulações, o que deve evitar desabastecimento na região.

Em nota, o Consórcio Linha 4 Sul informou que a rede da praça Antero de Quental foi atingida durante o trabalho de escavação do metrô e afirmou que acionou imediatamente a Cedae para resolver o problema.

O consórcio disse ainda que identificou vazamento também na rua Barão da Torre, mas afirmou que o problema não foi causado pela obra.

A Cedae informou apenas que os incidentes foram causados por obras de terceiros.

Outra tubulação, de esgoto, também se rompeu, na rua General Urquisa, nas proximidades das obras da nova linha do metrô. A Cedae enviou equipe ao local para interromper o vazamento.