Topo

São Paulo e Rio têm três PMs mortos neste fim de semana

Do UOL, em São Paulo

03/11/2013 17h28

Três policiais militares foram mortos nas cidades de São Paulo, Itupeva (SP) e Rio de Janeiro entre a noite de sábado (2) e a madrugada de domingo.

No primeiro caso, o soldado Melquizedeque dos Santos Basílio, 29, foi baleado e morto na noite de sábado em um confronto com homens armados de fuzis na localidade patrulhada pela UPP Parque Proletário, uma das quatro instaladas no complexo do Alemão, zona norte do Rio.

Santos estava há um ano e meio na Polícia Militar do Rio. Além do policial, um adulto e um menor também foram baleados, mas não correm risco de morrer. A Polícia Civil investiga se essas pessoas foram vítimas de balas perdidas ou se estavam no confronto que matou o policial.

Já em São Paulo, um policial militar que estava de férias morreu na madrugada deste domingo após se baleado em um posto de gasolina na avenida Jacu-Pêssego, em Itaquera (zona leste). Dois homens em uma moto abordaram o policial, que entrou em luta corporal com um deles até ser atingido por três disparos.

Os homens fugiram levando a arma do PM e deixaram um capacete no local. O PM chegou a ser levado para o pronto-socorro do hospital Santa Marcelina, mas não resistiu aos ferimentos.

Em Itupeva (SP), na região de Campinas, o sargento da Polícia Militar Jorge de Mello Fernandes, do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior, foi ferido e morto durante o desempenho da função. Segundo a PM, o sargento foi ferido após abordar cinco pessoas em atitude suspeita, que estavam dentro de um carro e dispararam contra os policiais.

Ferido por um tiro de fuzil no pescoço, Fernandes foi levado para um hospital em Jundiaí, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os criminosos fugiram e, até o momento, não foram localizados.