Topo

Plataforma de petróleo se inclina no Rio, e equipes são retiradas

De acordo com a Petrobras, a estrutura já está estabilizada, não corre o risco de afundar e procedimentos de segurança estão sendo realizados na plataforma - Divulgação
De acordo com a Petrobras, a estrutura já está estabilizada, não corre o risco de afundar e procedimentos de segurança estão sendo realizados na plataforma Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio

28/02/2014 07h36Atualizada em 28/02/2014 17h49

A plataforma petrolífera SS-53 adernou (inclinou-se para um lado) na madrugada desta sexta-feira (28), na bacia de Campos, Rio de Janeiro. Segundo o Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense), 36 pessoas continuaram a bordo para ajudar nos trabalhos de estabilização.

A estrutura pertence à empresa norte-americana Noble e tem trabalhadores da companhia e da Petrobras. Em nota, a Noble informou que 77 funcionários "não essenciais" foram resgatados e que não há registro de poluição.

A empresa informou ainda que "todos os funcionários estão em segurança" e que não há "registro de ferimentos". Ao todo, 15 embarcações fizeram o resgate. Médicos chegaram a ser deslocados.

Uma falha na válvula do sistema de estabilização provocou a inclinação. Segundo a Petrobras, com o problema, houve alagamento de um dos tanques da plataforma e o consequente adernamento da unidade.

O incidente de controle de lastro --termo técnico utilizado para definir o problema-- ocorreu na "sonda submersível de posicionamento dinâmico Noble Paul Wolff", por volta de 1h.

"A tripulação executou prontamente as ações corretivas, inclusive protegendo a integridade do poço. As medidas cabíveis estão sendo tomadas para solucionar a questão. (...) A Noble continua trabalhando com seu cliente e autoridades competentes ligados ao caso", informou a petrolífera.

De acordo com a Petrobras, a estrutura já está estabilizada, não corre o risco de afundar e procedimentos de segurança estão sendo realizados na plataforma, que fica no Campo de Roncador.

A ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a Marinha informaram que a plataforma foi interditada. O poço de petróleo foi desconectado da embarcação, e fechado com tampões de cimento para evitar risco de vazamento de hidrocarbonetos ao mar.

As atividades das plataformas da Petrobras na bacia de Campos respondem por 80% da produção de petróleo do país, e o acidente ocorre em meio a recentes notícias de que a estatal poderia enfrentar novas paralisações em suas estruturas de produção no local caso não resolvesse questões de segurança.

A SS-53

Segundo informações disponibilizadas no site do Ibama, a SS-53 foi construída em 1998, sendo caracterizada como uma embarcação semi-submersível de posicionamento dinâmico para perfuração, completação e intervenção em poços de petróleo.

Nesse tipo de posicionamento não há ligação física da plataforma com o fundo do mar, exceto pelos equipamentos de perfuração. (Com Reuters)