Pedágio da BR-153 será o mais caro de rodovias leiloadas pelo governo
Apesar de conseguir um deságio de 46%, o preço do pedágio da BR-153, entre os Estados de Goiás e Tocantins, será o maior dos seis leilões já realizados e com definição de vencedores do Programa de Investimentos em Logística.
Nesta sexta-feira (23), o grupo Galvão Engenharia venceu o leilão, na sede da BM&F Bovespa, em São Paulo, com proposta de pedágio R$ 4,979 a cada 100 km. O valor máximo de pedágio havia sido fixado no edital em R$ 9,22.
A cobrança, porém, só terá início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação, que devem ser concluídas em um prazo de cinco anos.
O trecho também teve o segundo menor deságio entre os leilões já realizados até então no plano. Apenas o leilão da BR-050, entre Goiás e Mato Grosso, havia tido percentual menor, de 42%.
Outros três leilões tiveram deságio de 52%, e o melhor resultado até agora foi o da BR-040, entre Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, que atingiu 61%.
Com relação a valores, o preço da proposta vencedora nesta sexta-feira foi o maior até agora. O menor preço foi conseguido na BR-163, no trecho do Mato Grosso, com valor de R$ 2,63 por 100 km.
Outros trechos
A concessão faz parte do Programa de Investimentos em Logística, previsto no PND (Programa Nacional de Desestatização). Dos nove leilões previstos, seis já foram realizados, com cinco contratos assinados. Ao todo, os leilões no programa preveem a concessão de 7.000 km de rodovias e investimento estimado em R$ 46 bilhões
Outros três leilões tiveram adiamentos pelo governo federal e devem ocorrer em breve. O da BR-101 na Bahia, marcado para outubro, está suspenso em aviso publicado no "Diário Oficial da União" em 10 de outubro de 2013.
Já os dois primeiros leilões, das BR-040 (DF-MG) e BR-116 (MG), tiveram suspensão e mudança de valores propostos. As duas rodovias foram as primeiras a ir a leilão no Programa de Investimento em Logística do governo federal, em janeiro de 2013. O governo iniciou novos estudos desses trechos por conta da reclamação do mercado de que havia taxas de retorno baixas.
Confira os valores dos pedágios dos últimos leilões:
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