Topo

Volume de água das cataratas, no PR, sobe 30 vezes e é o maior da história

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

09/06/2014 13h21Atualizada em 10/06/2014 07h27

As cataratas do Iguaçu, no Paraná, alcançaram nesta segunda-feira (09) o maior volume de água de sua história, informou a Cataratas do Iguaçu S.A., concessionária da operação turística no parque. Devidos às chuvas que caíram desde a madrugada de sábado no Paraná, as quedas estão vertendo 46 milhões de litros de água por segundo. Isso representa 30 vezes a vazão normal da água, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

O recorde anterior era de 1983, quando o volume chegou a 35 milhões de litros. No domingo, a vazão já havia passado de 4 milhões para 14 milhões de litros. Por causa disso, a direção do parque decidiu suspender a visitação sobre a passarela e os passeios de barco, assim como o uso do elevador panorâmico. Nesta segunda, os turistas somente podem ver as cataratas à distância. A cheia danificou parte da plataforma de rapel.

O lago Itaipu chegou ao limite de capacidade no sábado e as comportas precisaram ser abertas. Nesta segunda, duas das três calhas do vertedouro estão abertas, escoando 8 milhões de litros d’água por segundo.

Em Curitiba, os reservatórios dos rios Barigui e São Lourenço tiveram as comportas abertas no sábado, como medida preventiva para evitar enchentes, e foram fechadas de volta nesta segunda.

As chuvas que caíram sobre o centro-sul do Paraná e sobre a capital também registraram volume recorde, de acordo com medições pluviométricas do Instituto Tecnológico Simepar. Em Curitiba, choveu 166 mm entre sexta e domingo, ante 93 mm esperados para todo o mês de junho.

Em Guarapuava, a cidade mais afetada do Estado, choveu 400 mm ao longo do final de semana, o maior volume desde 1997, quando a estação meteorológica foi instalada na cidade. Guarapuava decretou estado de emergência, junto com outras 76 cidades do Paraná. Ao todo, nove pessoas morreram, sendo duas em Guarapuava. Segundo a Defesa Civil do Estado, há seis pessoas desaparecidas.