Topo

Igreja Universal dá dicas de moda a visitantes do Templo de Salomão

Reprodução da página da Igreja Universal do Reino de Deus com chamada para artigo com dicas de moda para mulheres - Igreja Universal do Reino de Deus/Reprodução
Reprodução da página da Igreja Universal do Reino de Deus com chamada para artigo com dicas de moda para mulheres Imagem: Igreja Universal do Reino de Deus/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 19h01Atualizada em 13/08/2014 11h29

A Igreja Universal do Reino de Deus reproduziu em sua página na internet um artigo da Folha Universal, jornal de propriedade da igreja, com dicas de moda aos visitantes do Templo de Salomão, inaugurado no fim de julho em São Paulo. O texto ficou no ar na página da igreja ao longo desta segunda-feira (11) e permanece na capa nesta terça (12).

Intitulado “O que vestir para ir ao Templo de Salomão?”, ele é destinado às mulheres e repleto de termos em inglês. “Observe como o básico se transforma com os acessórios certos. Se permita fazer novas combinações. Não se preocupe em se vestir com o ‘top trend’ da moda, mas, sim, de temor e respeito”, diz a introdução do artigo.

A seguir, a publicação enumera dicas para as mulheres que visitam o templo. A primeira é o sobre o uso da mídi, um tipo de saia que termina na altura da canela. “Nova queridinha do guarda-roupa feminino, com ela, a produção não passa despercebida. Ela é ultrafeminina e, ao mesmo tempo, deixa o look irreverente. O ideal é subir no salto para valorizar toda composição e deixar a postura mais esguia”.

A orientação seguinte é sobre o uso de rendas e transparências. “Femininas e confortáveis, as rendas falam por si só e e garantem aquele ‘glamour touch’ à produção. As blusas transparentes, usadas com segunda peça por baixo, também propõem um visual contemporâneo”.

Reprodução do artigo da Folha Universal, jornal de propriedade da igreja - Igreja Universal do Reino de Deus/Reprodução - Igreja Universal do Reino de Deus/Reprodução
Imagem: Igreja Universal do Reino de Deus/Reprodução

O artigo também orienta a mulher que optar por uma calça. “De preferência os modelos com mais personalidade, com pantalonas em tecidos nobres, flare e palazzo pants. Mas a cropped é uma boa opção. As estampas chamativas, como animal print, devem ficar aposentadas, mas só a modelagem da calça já falará por si só”.

Ainda há dicas sobre o uso de sapatos -- “democrático e infalível, o monocromático não deixa nada a desejar, mas o trunfo é apostar nas texturas inusitadas para quebrar a monotonia da cor única” -- e acessórios como bolsas -- “clutches nos tons candies, de pedras ou transparentes dão um toque jovial”.

“Opção certeira e elegante, o black’n white é uma escolha segura. Mas a produção que tinha tudo para ser minimalista, com acessórios corretos, quebra o ar conservador”, prossegue o texto.

O que evitar

Por fim, o artigo enumera itens que devem ser evitados no templo -- legging, jeans e bolsas usadas para trabalhar -- e recomenda o uso moderado de maquiagem. “Jamais exagere nos acessórios, fendas, decotes e roupas curtas”, acrescenta.

“Contudo, entendemos que Deus não olha a aparência de ninguém e que Ele realmente se importa com o seu coração. Mas a ocasião de ir à igreja buscar a Deus exige reverência, respeito e temor. (...) Por isso, vista-se como faria se fosse encontrar socialmente uma pessoa importante”, alerta o artigo.

Desde a inauguração do templo, a Igreja Universal vem chamando a atenção dos visitantes para a utilização de roupas adequadas no local.

“Todos são bem-vindos, e o vestuário decente é esperado de todos os visitantes. As mulheres não poderão entrar usando minissaias e outros tipos de roupas curtas e sensuais. Uniformes de clubes esportivos ou camisetas com mensagens político-partidárias, bem como bermuda, chinelos, camisetas sem mangas, bonés e óculos escuros não são permitidos. Vista-se como faria se fosse se encontrar socialmente com uma pessoa importante”, recomenda a página do Templo de Salomão na internet.

Procurada pelo UOL, a Igreja Universal do Reino de Deus só se manifestou nesta terça-feira (12). "A matéria de dicas de moda é da Folha Universal e foi redigida por repórter, não por uma autoridade da Igreja. Portanto, não deve ser tomada como uma opinião da instituição -- que não dita regras do que vestir, apenas sugere o que não vestir em respeito ao Templo de Salomão", afirma a nota enviada pela igreja.