Topo

Vazamento de reservatório da Sabesp alaga casas na zona sul de São Paulo

Do UOL, em São Paulo*

24/02/2015 13h10Atualizada em 24/02/2015 14h47

O vazamento de um reservatório da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inundou uma rua na madrugada desta terça-feira (24) em Americanópolis, zona sul da capital paulista.

A água vazou durante cerca de uma hora, alagou a rua Conchas e invadiu casas. Nas redes sociais, moradores publicaram vídeos mostrando a água escorrendo pela rua.

Em nota, a Sabesp informou que o vazamento ocorreu no reservatório da rua Públio Pimentel e foi causado pelo "furto de cabos de fibra ótica que atendem a rede de telemetria daquele reservatório e pertencem a uma operadora de telefonia".

Segundo o comunicado da empresa, "sem esses cabos não há como transmitir dados à Central de Controle Operacional da Sabesp, que faz o controle, à distância, do armazenamento de água dos reservatórios".

Ainda de acordo com a Sabesp, o problema foi resolvido e os moradores que tiveram prejuízos serão ressarcidos.

Casas inundadas

Três casas foram inundadas por causa do vazamento de água. Cristiane Maria Ferreira, 41, lembra que acordou com o barulho da água. "Eu ouvi o barulho de água, mas pensei que era a chuva", diz.

Ela conta que perdeu sofás, tapetes, máquina de lavar e outros objetos pessoais. "Até meus trabalhos da faculdade, documentos que eu guardava para fazer pós-graduação, está tudo encharcado", conta.

Cristiane fala ainda que é a terceira vez que ocorre um vazamento como esse onde ela mora. Segundo ela, técnicos de uma seguradora estiveram em sua casa hoje pela manhã para avaliar os danos e informaram que o ressarcimento deve ser feito em 60 dias após a entrega de escritura do imóvel, documentos pessoais e orçamento do que foi perdido.

(*) Com Márcio Neves, em São Paulo