Topo

Pesquisa Ibope mostra que maioria dos paulistanos aprova faixas de ônibus

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

21/06/2016 12h32

A pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para prefeito de São Paulo também mediu a avaliação de medidas de mobilidade tomadas pelo prefeito Fernando Haddad (PT).

A maioria aprova a implantação de faixas exclusivas para ônibus. As taxas de aprovação da redução de velocidade nas ruas e avenidas e da implantação das ciclovias e ciclofaixas também superaram os índices de desaprovação, mas ficaram dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A implantação de faixas exclusivas para ônibus teve a aprovação de 92%, contra 7% de desaprovação. A redução do limite de velocidade nas vias e a implantação de ciclovias e ciclofaixas foram aprovadas por 51% dos entrevistados.

Implantação de faixas exclusivas para ônibus
92% aprovam
7% desaprovam
1% nem aprova nem desaprova

Redução da velocidade nas ruas e avenidas
51% aprovam
46% desaprovam
1% nem aprova nem desaprova
1% não sabe ou não respondeu

Implantação das ciclovias e ciclofaixas
51% aprovam
44% desaprovam
3% nem aprovam nem desaprovam
2% não sabem ou não responderam

A maior parte dos entrevistados (47%) avalia que a implantação das ciclovias não afetou seu deslocamento pela cidade. A proporção dos que entendem que a implantação piorou seu deslocamento ficou em 31%. Outros 18% avaliaram que as ciclovias melhoraram sua mobilidade. Somente 3% não souberam opinar ou não responderam.

Rodízio

O Ibope também elaborou questões sobre o rodízio de veículos em São Paulo. A maioria se opõe a eventuais medidas de ampliação do rodízio.

Ampliar o horário de duração do rodízio na cidade
57% contra
40% a favor
1% nem a favor nem contra
3% não sabem ou não responderam

Ampliar a área do rodízio considerando o centro expandido e as ruas de bairros e periferias
61% contra
36% a favor
1% nem a favor nem contra
2% não sabem ou não responderam

Aumentar de um para dois os dias de rodízio para carros na semana
62% contra
34% a favor
2% nem a favor nem contra
2% não sabem ou não responderam

O Ibope entrevistou 602 pessoas entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-00908/2016.