Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro comenta prisão de líder de facção: 'Um a um vão caindo os criminosos'

O ministro da Justiça, Sergio Moro, durante entrevista à Folha de S. Paulo em seu gabinete - Pedro Ladeira/Folhapress
O ministro da Justiça, Sergio Moro, durante entrevista à Folha de S. Paulo em seu gabinete Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 12h06

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comentou hoje a prisão do líder da facção criminosa Família do Norte, que, segundo as investigações da Polícia Federal, foi responsável pelo massacre de presos no Amazonas em maio.

"Presa a liderança principal, que ainda estava solta, da organização criminosa Família do Norte, trabalho da Polícia Federal do AM e da BA, em investigação instaurada após o massacre de presos em maio de 2019. E um a um vão caindo os líderes criminosos," escreveu Moro em sua conta no Twitter.

A PF deflagrou hoje a segunda fase da Operação Sétimo Círculo com objetivo de desarticular a organização criminosa e reprimir ações voltadas à associação para o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Em Salvador, os agentes prenderam a principal liderança da facção. Ele foi localizado num shopping da cidade no domingo e também foi alvo de mandados de busca e apreensão.

O inquérito foi instaurado pela PF atendendo a requisição de Moro após massacre que vitimou 55 detentos em presídios do Amazonas e tem como objetivo investigar a atuação de organizações criminosas no sistema prisional, no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro.

Há indícios de que o massacre foi executado por causa de disputas entre integrantes da facção na prática de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios e outros crimes.

Ouça o podcast Ficha Criminal com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.