Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra apresentação de banda do Exército durante lockdown no Pará

Banda do Exército toca nas ruas de Belém - Reprodção/Twitter
Banda do Exército toca nas ruas de Belém Imagem: Reprodção/Twitter

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

14/05/2020 23h42

Em vídeo postado no Twitter hoje, uma banda do Exército aparece tocando na Praça Batista Campos, uma das principais do centro de Belém, em meio ao lockdown, que completa oito dias no Pará.

O vídeo foi feito de dentro de uma farmácia e mostra pessoas na praça, que é bastante usada para a prática de exercícios na capital paraense. "É sério que tá tendo desfile em plena quarentena? Você acredita nisso?", questiona a pessoa que gravou."Belém é louco demais, é gente passeando na rua", completa.

As imagens foram postadas pelo deputado federal paraense Éder Mauro (PSD), que ironizou as medidas de isolamento, com a legenda "nocaute no lockdown".

Procurada, a assessoria de imprensa do Exército informou, por meio de nota, que que não se trata de desfile, e sim de uma apresentação de curta duração da banda de música do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), no bairro de Batista Campos, e que a ação faz parte da "Operação Covid-19".

Ainda segundo a nota, a iniciativa tem como objetivo minimizar a tensão provocada pela pandemia, proporcionando momentos de descontração e alegria aos moradores do bairro e já está sendo realizada em vários locais da cidade há semanas. A nota reforça que todas as medidas sanitárias foram tomadas pela organização.

Assim como o Exército, a banda da Guarda Municipal também tem se apresentado nos bairros de Belém desde o início da pandemia.

Índice de isolamento social é insatisfatório

A medida de lockdown restringiu as atividades no estado a apenas os serviços essenciais, com estabelecimento de multas para pessoas físicas e jurídicas pelo descumprimento. Até agora mais de 400 multas foram aplicadas em barreiras e blitze diárias, sendo a maioria na capital. As multas são de R$ 150 para pessoa física e podem chegar até R$ 50 mil para pessoas jurídicas.

Mesmo com as multas, após oito dias da decretação das restrições no Pará, o estado ainda não conseguiu alcançar o índice de 70% de isolamento social, indicado pela Organização Mundial de Saúde, para reduzir a curva de crescimento do coronavírus.

Hoje o estado atingiu a marca de 11.479 casos da doença, com 1.095 mortos. Ontem, quando o estado chegou aos 1.000 mortos o Governo decretou luto oficial de três dias.

A média de isolamento até agora foi de 54,7%, que é bem próxima à registrada na semana anterior do início do lockdown. O último índice, registrado ontem foi de 49,53%, mantendo o estado na terceira posição de isolamento social no Brasil, ficando atrás do Ceará (50,89%) e Amapá (50,87%).