Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal de Diadema faz canção da quarentena: 'Você não está só neste mundo'

Gilda compôs a canção com a ajuda do marido, Raymundo - Arquivo Pessoal
Gilda compôs a canção com a ajuda do marido, Raymundo Imagem: Arquivo Pessoal

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/05/2020 19h10

O isolamento social causado pelo novo coronavírus rendeu frutos para um casal de Diadema, na Grande São Paulo. A professora universitária e artista plástica Gilda Sabas de Souza, 57 anos, compôs uma canção com a ajuda do marido, o taxista Raymundo Dias, 63 anos, que fala sobre a importância de ter esperança.

Isolado desde o final de março, o casal tem dedicado o tempo livre para uma paixão antiga: a arte. Gilda tem feito artes visuais, epitáfios e poemas diariamente. Inclusive, ela diz que em breve deve lançar um livro falando sobre a pandemia. No meio de tanta criatividade surgiu a canção "Vida".

Ela conta que há cerca de duas semanas estava trabalhando em casa, quando teve a ideia de transformar um de seus poemas em música. E foi por meio do isolamento social que a inspiração surgiu. Em seguida, a artista cantou e gravou a canção pelo celular. Mostrou para o marido, que gostou da letra. Quatro dias depois, após ser lapidada, a letra ganhou melodia e foi transformada em música.

"Somos amadores da arte. Mas, pensando em tudo o que está acontecendo, eu escrevi a letra. Ele foi fazendo a composição musical", explica Gilda, sobre a parceria.

A canção fala principalmente sobre esperança. O marido explica que, devido ao isolamento social, a esposa ficava olhando a rua apenas pela janela de casa e, na canção, ela retratou o que via. "Cante, olhe pela janela, pelo beco, por dentro do medo. Olhe para o céu. Cante, estenda a mão em aceno. Você não está só neste mundo. Sorria", diz um trecho (veja a letra completa abaixo).

O casal também gravou um clipe para a música, com alguns familiares, amigos e vizinhos que aceitaram participar e mandaram fotos e vídeos. Eles ainda tiveram a ajuda de um amigo, Daniel Pereira, que possui um pequeno estúdio musical na cidade. "A gente fez o vídeo em casa, no computador. O Daniel fez um arranjo e tocou piano. Ficou bacana", conta Raymundo

Paixão pela arte vem de berço

A arte sempre fez parte da vida do casal. Raymundo toca violão desde pequeno e, embora não tenha seguido carreira musical, sempre que pode compõe uma nova canção. Há alguns anos, ele chegou a gravar um álbum com dez faixas de sua autoria. Atualmente, o taxista tem um canal no YouTube, chamado Raymundo Dias.

"A gente faz arte desde o nosso nascimento. A Gilda é índia, e essa coisa da arte, de tecer, de pintar, já vem da tribo dela. Eu sou baiano, nasci no meio da música e da arte. Nos encontramos através da arte", recorda o marido, feliz.

Confira, abaixo, a letra da música.

"Vida"

Cante, olhe pela janela
Pelo beco, por dentro do medo
Olhe para o céu.

Cante, estenda a mão em aceno
Você não está só neste mundo
Sorria, então cante.

Teça um fio de esperança na vida que pulsa
Dentro do coração
Que se guarda por trás de paredes

BIS

Sorria, então cante, cante.

Desenhe palavras ao vento
Plante sementes de coragem e amor
Saudades
Sentimos todos nós

Recitado
De todos nós
Por todos nós.

Mas somos feitos do tempo
Histórias, eternidade
Então sorria, sorria.