Topo

Sem câmeras de vigilância, dezenas de pirarucus somem de praça em Belém

Peixe é uma das espécies simbólicas da Amazônia e, no lago de praça de Belém, servia como atração turística - Getty Images/iStockphoto
Peixe é uma das espécies simbólicas da Amazônia e, no lago de praça de Belém, servia como atração turística Imagem: Getty Images/iStockphoto

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

02/01/2021 16h59

Pelo menos 19 pirarucus sumiram de um lago da Praça Batista Campos, no centro de Belém. A maioria dos peixes pesava cerca de 30 quilos cada. A suspeita é que tenham sido roubados para venda. O caso foi comunicado às autoridades policiais e de meio ambiente.

O desaparecimento vem sendo notado há algum tempo por integrantes da Associação de Amigos da Praça Batista Campos e pelos barraqueiros que vendem água de coco no ponto turístico da cidade, mas aumentou no final do ano. "Já vínhamos notando o sumiço dos peixes ao longo do tempo, mas culminou na noite de Natal, quando vários foram roubados. Dos 23 que tinham no lago, hoje só tem quatro", contou o presidente da associação, José Olímpio Bastos.

"A Guarda Municipal diz que essa segurança que não pode ser feita por eles porque não caracteriza como bem público, mas passa a ser um bem público sim por que soltamos lá (os peixes) para todo mundo. Não é de ninguém", afirma José Olímpio, que vai solicitar aos órgãos municipais a reativação de pelo menos oito das 16 câmeras de segurança que estão desativadas na área.

Tudo leva a crer que foram roubados para a venda. "Encontramos até um isopor que foi deixado lá. Infelizmente é triste o nosso povo que tem um benefício comum e quer beneficiar a si próprio", lamentou.

"Quem vai roubar para comer, rouba um. Não vai roubar vários. Principalmente por que a maioria pesa trinta quilos, cada", opinou outra integrante da associação, Francisca Oliveira.

José Olímpio diz ainda que acha que os ladrões aproveitaram o período de recesso e falhas na segurança para praticar o crime. "Agora, na época do Natal, que a Guarda (Municipal) não estava, eles aproveitaram."

Guarda Municipal afirma manter posto 24 h no local

O lago tem cerca de 40 metros de comprimento por 10 de largura. Lá havia cerca de 80 unidades de pescados, entre tilápia e pirarucu, sendo que este último foi resultado de uma parceria entre órgãos ambientais, iniciativa privada e a associação de moradores, em abril do ano passado.

"O pirarucu era atração na praça, principalmente para as crianças, mas também para quem nunca tinha visto. Um deles já estava com quarenta quilos", contou Bastos.

A Associação de Amigos da Praça mantém os peixes no lago a partir da venda de pacotes de ração para os visitantes alimentarem os animais. A ração é vendida pelos vendedores de coco, que repassam os valores à associação. "Já decidimos, não vamos desistir, vamos soltar novamente (os peixes) na praça e pressionar os órgãos da prefeitura para limpar o lago e garantir mais segurança".

Em nota, a Guarda Municipal de Belém informou que mantém um posto fixo com funcionamento 24 horas na praça e que realiza rondas na área durante o dia.