Topo

Esse conteúdo é antigo

Mensagem indica que defesa treinou mãe de Henry antes de depoimento

Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, durante prisão no dia 8 de abril  - Érica Martin/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel, durante prisão no dia 8 de abril Imagem: Érica Martin/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio

28/04/2021 14h28Atualizada em 28/04/2021 20h14

Um dia antes da professora Monique Medeiros e do vereador Dr. Jairinho (sem partido) prestarem depoimento à Polícia Civil, a mãe de Henry Borel contou para Rosângela Medeiros, avó materna da criança, que iria se encontrar novamente com o então advogado conjunto do casal.

"Indo de novo pro advogado. Foram 7 horas direto de interrogatório ontem [15 de março]. Fazendo um possível inquérito. Hoje será de novo. E amanhã de novo. Que Deus me ajude. Não há quem aguente", escreveu a professora em 16 de março.

Na troca de mensagens, que foi recuperada do celular de Monique pelos investigadores e à qual o UOL teve acesso, Monique indica que, juntamente com a defesa, simulou interrogatórios antes de ser ouvida pela polícia.

No dia 17, ela e Jairinho prestaram esclarecimentos por cerca de 12 horas na delegacia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Os dois estão presos desde o último dia 8 sob suspeita de tentarem atrapalhar a investigação sobre a morte de Henry, que aconteceu exatamente um mês antes.

A divulgação das mensagens surge em meio a uma pressão da nova defesa de Monique Medeiros para que a mãe de Henry preste um novo depoimento.

Segundo os novos advogados da professora, designados na segunda semana de abril, a Polícia Civil ainda não deu uma resposta sobre o pedido. Os defensores ainda afirmam que "até agora não conseguimos acesso ao inquérito na integralidade".

"Estão nos atrapalhando. Está cerceando o exercício da defesa", completaram eles.

No último dia 23, sustentando uma nova versão do caso, Monique escreveu uma carta em que relatou ter vivido um relacionamento abusivo com o vereador. Em um dos trechos, a mãe de Henry chega a dizer que foi manipulada.

"Preciso prestar novo depoimento, pois fui orientada a mentir sobre a noite da morte do meu filho. Fui treinada por dias para contar uma versão mentirosa por me convencerem de que eu não teria como pagar por um advogado de defesa e que eu deveria proteger Jairinho, já que ele se dizia inocente. Eu não sabia, mas estava sendo manipulada durante todo o tempo em um relacionamento que me oprimia".

Procurada pelo UOL para comentar as mensagens, a defesa de Monique disse que a conversa da professora com a mãe "comprova que ela disse a verdade na carta" ao afirmar que sofreu interferências antes da oitiva com a Polícia Civil.

Após a fala da mãe de Henry, a avó escreve: "Isso tudo vai passar. Foi o que eu lhe disse. Tem coisas que nós mães não conseguimos evitar que o filho passe. Estou em oração por você e Deus escuta nossas orações".

Anteriormente, em 10 de março, um dia antes do enterro de Henry, Rosângela Medeiros escreveu para a filha dizendo que falava para Henry "que ninguém o amava mais que você [Monique]. E eu lhe digo, ninguém a ama mais que eu. Quero estar com você. Não me deixe estar longe de você. Eu lhe peço. Vamos juntas despedir do Henry".

Procurado, André França Barreto, advogado de Monique e Jairinho na época dos primeiros depoimentos, ainda não se manifestou sobre as mensagens da mãe de Henry. Tão logo se posicione, a reportagem será atualizada.