Topo

Esse conteúdo é antigo

Ponte em São Paulo ganha grafite de 16 artistas em manifesto pela água

Ponte deverá ser completamente coberta pelos artistas - Divulgação
Ponte deverá ser completamente coberta pelos artistas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/06/2021 12h24

Uma ponte do rio Pinheiros, em São Paulo, está ganhando um dos maiores grafites da cidade. Com 55 metros de extensão, a estrutura deve receber 1.200 m² de cobertura e tornar-se a primeira a ser totalmente grafitada.

O projeto foi composto por artistas de diferentes regiões da cidade com o intuito de chamar atenção da população para a preservação da água. Intitulado, "Graffiti pela Água", a iniciativa do programa é de Rodrigo Cordeiro, um dos principais organizadores de eventos de água e saneamento no Brasil, e do artista urbano Gamão.

A primeira edição conta com o apoio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que cedeu a ponte próxima à Ponte Cidade Universitária para o grupo de 16 artistas. Ao todo, a produção da obra utiliza de mil litros de tinta e 1,5 mil tubos de spray, a base de água, para a realização do manifesto a céu aberto.

A pintura cobrirá as duas laterais, as adutoras e a parte debaixo da ponte. A estrutura foi instalada na semana do Meio Ambiente e o grafite deve ser finalizado nos próximos 15 dias. Atualmente, já há cerca de 25% de ponte grafitada.

idealizadores - Divulgação - Divulgação
Gamão (à esquerda) e Rodrigo Cordeiro (à direita) idealizam projeto
Imagem: Divulgação

O projeto ainda conta com grafites em três chaminés de equilíbrio (estruturas metálicas nas margens dos rios) e pinturas em 30 telas que estarão em exposição itinerante pela cidade.

"Queremos despertar o sentimento de pertencimento com a água e com o Rio que é parte da nossa cidade e da nossa vida", afirma Rodrigo Cordeiro.

Além de São Paulo, o projeto Graffiti pela Água pretende percorrer outras grandes cidades brasileiras.