Topo

Esse conteúdo é antigo

Onda de frio: São Paulo registra menor temperatura do ano, com -2,3°C

Bairros do extremo sul de São Paulo registraram -2°C; dia pode ser o mais frio do ano - Rivaldo Gomes/Folhapress
Bairros do extremo sul de São Paulo registraram -2°C; dia pode ser o mais frio do ano Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

20/07/2021 06h20Atualizada em 21/07/2021 06h32

São Paulo registrou nesta madrugada a menor temperatura do ano de média, com 5,4°C, e menor temperatura absoluta (aquela registrada em um único local), com -2,3°C em Engenheiro Marsilac, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Prefeitura de São Paulo. Até então, o recorde de frio na capital havia ocorrido no dia 30 de junho, com média de 5,7°C e menor absoluta de 0,1°C no mesmo local.

Durante a madrugada, o bairro de Capela do Socorro, no extremo sul, registrou temperatura negativa de -1,3ºC. A temperatura máxima prevista é de 18°C e índices de umidade do ar com valores mínimos em torno dos 27% a abaixo dos 20% em algumas regiões.

Apesar do frio, a temperatura média na capital ficou acima da prevista para hoje, que era de 4°C. Em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, o CGE registrou 0°C e em Mauá, no ABC paulista, 4°C.

Nas próximas horas o tempo segue seco, ensolarado e frio na capital. Os termômetros não devem superar a máxima de 18ºC. Os índices de umidade podem atingir valores próximos aos 30% no período da tarde.

A onda de frio persiste até amanhã, segundo o Inmet (Instituto Natural de Meteorologia), devido a uma massa de ar frio que provoca geadas e temperaturas negativas pelo país.

Em São Paulo, o ar seco de origem polar garante o tempo estável e seco no decorrer de toda a semana. As madrugadas continuam geladas, inclusive com potencial para formação de geada entre a madrugada e o amanhecer, principalmente nas regiões mais afastadas do centro expandido e nos municípios vizinhos. Durante as tardes, os índices de umidade estarão baixos, próximos a 30%.

A quarta-feira (21) terá predomínio de sol, poucas nuvens e temperatura em elevação. Os termômetros oscilam entre a mínima de 8°C e a máxima de 22°C.

Risco para pessoas em situação de rua

A queda nas temperaturas traz mais risco às pessoas em situação de rua. De acordo com o Movimento Estadual da População em Situação de Rua 12 pessoas já morreram vítimas do frio nas ruas da capital paulista somente neste ano. Uma 13ª morte está sendo investigada, de um homem em situação de rua encontrado morto no terminal Parque Dom Pedro II, na madrugada desta segunda-feira.

Ao UOL, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo informou que, devido à temporada de frio, colocou em prática a Operação Baixas Temperaturas, desde o dia 30 de abril. A ação encaminha ao Clube Esportivo Pelezão as pessoas que aceitarem acolhimento proposto pelas equipes. São 140 vagas nessa unidade e mais 200 no Clube Tietê.

"Diariamente, a rede socioassistencial tem registrado uma média de 1200 vagas ociosas, à disposição da população em situação de rua", afirmou o órgão em nota.

A secretaria não confirmou se houve e nem informou o número de pessoas em situação de rua que morreram em decorrência do frio neste ano. A pasta indicou que estas informações poderiam estar disponíveis no SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) da cidade, ou com o IML (Instituto Médico Legal). A reportagem entrou em contato com os órgãos e não teve retorno.

Na madrugada de hoje, a secretaria informou que 224 pessoas foram acolhidas, houve 55 recusas e foram distribuídos 200 cobertores. Desde o início da operação foram contabilizados 14.017 acolhimentos, 1.208 recusas e 13.241 cobertores distribuídos. A ação é reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC ou sensação térmica equivalente.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua, solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.