Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário é flagrado por câmeras ao visitar traficante em presídio

Raphael Montenegro, secretário estadual de Administração Penitenciária do Rio - Reprodução / TV Globo
Raphael Montenegro, secretário estadual de Administração Penitenciária do Rio Imagem: Reprodução / TV Globo

Colaboração para o UOL

19/08/2021 09h44

O então secretário da Seap (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, foi flagrado por câmeras de segurança visitando o traficante Wilton Carlos Rabelo Quintanilha, conhecido como Abelha. Os encontros ocorreram em mais de uma ocasião. As informações são do jornal Extra.

Montenegro foi preso anteontem na Operação Simonia por suspeitas de liderar um esquema criminoso no órgão em que trabalhava. O grupo, que envolve outros dois subsecretários detidos pela operação, é acusado de fazer acordos com chefes de tráfico.

Nas imagens de segurança do Presídio Vicente Piragibe, onde Abelha estava cumprindo pena, Montenegro apareceu, pelo menos, três vezes. O primeiro encontro teria sido em 23 de julho para assistir a um jogo de futebol com o traficante.

A segunda reunião teria sido um dia depois, data do aniversário do criminoso, que completou 50 anos. Para a ocasião, Montenegro e seus subsecretários autorizaram a entrada de três tortas, seis pacotes de frango fresco, salgadinhos, uma caixa de cigarros e oito bolos menores.

Em 26 de julho, o então secretário retornou à prisão para negociar a liberação de Abelha, que aconteceu no dia seguinte. As câmeras flagraram Montenegro apertando a mão do traficante.

Além da associação com Abelha, o então secretário teve uma conversa gravada com Marcinho VP, um dos principais líderes do Comando Vermelho, e outros traficantes dessa facção criminosa no presídio federal de Catanduvas (PR). Após a prisão, exoneração de Montenegro foi publicada no Diário Oficial