Trem preso no PR não deveria circular após alerta do Inmet, diz geólogo
Em entrevista ao UOL News, o geólogo e professor da USP Pedro Luiz Côrtes comentou o caso do trem turístico que ficou cerca de 10 horas preso na Serra do Mar no litoral do Paraná e disse que ele não deveria ter circulado após o alerta de ciclone dado pelo Inmet.
Não deveria [circular] pelo fato de o alerta ter sido dado com bastante antecedência. Serviços mais vulneráveis e que não são essenciais deveriam ser suspensos. Enquanto não houver segurança em relação ao comportamento do clima, esse tipo de serviço não deveria ser oferecido. É muito mais prudente do que ter que socorrer quase mil pessoas que ficaram presas dentro de um trem sem necessidade. Pedro Luiz Côrtes, geólogo e professor da USP
Côrtes ressaltou a "responsabilidade coletiva" pelo incidente, já que a empresa organizadora do passeio turístico, o governo local e os próprios passageiros sabiam dos riscos da viagem por conta das condições climáticas adversas. O geólogo alertou para a tendência de aumento de frequência de eventos climáticos extremos, como chuvas intensas ou longos períodos de seca, e que a população deve se precaver e respeitar os avisos meteorológicos.
Os alertas climáticos precisam ser levados em consideração. Infelizmente, as previsões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas são de que teremos eventos cada vez mais extremos e precisamos nos adaptar a esse novo contexto e evitar uma exposição desnecessária ao risco. Pedro Luiz Côrtes, geólogo e professor da USP
O que diz a empresa:
A empresa Serra Verde Express destacou que esta foi a primeira vez que um incidente meteorológico causou uma paralisação tão longa no percurso turístico em 26 anos de operação.
Apesar dos desafios enfrentados, a Serra Verde Express mobilizou uma estrutura especial para garantir o conforto e atendimento aos passageiros. Além de alimentação e orientação, temos uma estrutura rodoviária montada para o retorno dos passageiros e dispusemos ambulâncias de plantão, como medida preventiva para qualquer eventual desconforto.
Serra Verde Express, em nota ao UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.