Veranico de agosto continua? Saiba até quando vai o calor fora de época
O mês de agosto começou com temperaturas atípicas nas regiões Sul e Sudeste do país. No Rio Grande do Sul, moradores estão sendo surpreendidos com dias quentes em pleno inverno. Os bairros de Porto Alegre, por exemplo, registraram temperaturas entre 27ºC e 29ºC na tarde de quarta-feira (2), segundo a MetSul.
Em São Paulo, os próximos dias também serão de calor: a MetSul prevê que as máximas devem ficar em 29ºC no sábado e 32ºC no domingo, temperaturas maiores do que a média histórica. Em agosto, a máxima média na capital paulista é de 24,5ºC, a mais alta dos meses de inverno.
Na semana que vem, o calor deve continuar intenso: para segunda-feira, a previsão da MetSul é de até 32ºC durante a tarde. No interior do estado, as temperaturas devem ser ainda maiores, de até 35ºC.
O que está trazendo o calor?
Em São Paulo, dias quentes não são anormais em agosto, já que o mês marca o auge da estação seca.
As temperaturas elevadas, porém, são resultados de uma grande massa de ar seco e quente que tem atuado na América do Sul. O fenômeno está trazendo sol e baixa umidade durante a tarde, com temperatura elevada durante o dia.
Em outros países também há consequências da massa de ar seco. No Chile, houve recorde de temperatura na terça-feira (1º), com 37ºC registrados em Vicuña, na cordilheira da região de Coquimbo.
O tempo está sendo afetado pelo aquecimento global, mas também há a interferência do El Niño, fenômeno em que a temperatura do Oceano Pacífico aumenta. Uma das consequências é a elevação das temperaturas, já que há mais dificuldade para que frentes frias cheguem à América do Sul.
Até quando o veranico vai durar?
No Rio Grande do Sul, as temperaturas já começaram a ceder nesta quinta-feira (3), por causa da passagem de uma frente fria sobre o oceano. No final de semana, a sensação de frio deve aumentar no estado. Em Bagé, segundo a Climatempo, os termômetros devem variar entre 6ºC e 15ºC.
De acordo com a MetSul, o calor no interior de São Paulo deve dar trégua somente entre os dias 9 e 10 por causa de uma frente fria. O Climatempo, por sua vez, prevê que a passagem de uma frente fria mais intensa na semana que vem deve levar chuva para áreas do Leste e Sul de São Paulo.
Deixe seu comentário