Topo

Carla Araújo: Apoio de Bolsonaro foi negativo para candidatos no Rio e SP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/11/2020 04h00Atualizada em 06/11/2020 13h31

Os resultados da última pesquisa Datafolha mostram que associação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi negativa para os candidatos especialmente no Rio e em São Paulo. A avaliação foi feita pela colunista do UOL, Carla Araújo no podcast Baixo Clero #64, apresentado por Carla Bigatto e com participação do colunista do UOL Diogo Schelp e do chefe de reportagem do UOL Notícias, Marcos Sergio Silva.

"O presidente tinha feito uma promessa de não interferir nas eleições municipais, que ele não cumpriu. Ele acabou, por mais que fosse meio reticente, acabou entrando, acabou recebendo ali o Crivella, acabou tirando foto com alguns. E isso foi ruim para o presidente porque, no caso do Russomanno, ou do próprio Crivella no Rio, essa associação não tem sido visto até agora como positiva", avalia. (Ouça a partir do minuto 08:06)

A pesquisa Datafolha para prefeito de São Paulo divulgada hoje mostra uma nova queda nas intenções de voto em Celso Russomanno (Republicanos). O candidato foi de 20% a 16% das intenções de voto e agora divide a segunda colocação junto com Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB). Bruno Covas (PSDB) vai a 28% e se isola em 1ª colocação nas intenções de voto.

"Não tem sido vantagem, nessas eleições municipais, essa associação com Bolsonaro até agora, e isso não é bom. Os auxiliares do presidente falam que agora o ideal era que ele tivesse conseguido se segurar, e só entrar no barco mesmo no segundo turno, onde as chances de rupturas eram menores",completa. (Ouça a partir do minuto 09:00)

Carla Araújo também falou sobre apoio sutil do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), na candidatura de Bruno Covas em São Paulo.

"No caso de São Paulo tem esse embate que Bruno Covas deixou de lado um pouco o Doria, que poderia ser um teste Bolsonaro e Doria, eventualmente, que não ficou. Então, só tá o Russomanno querendo colar no Bolsonaro o tempo inteiro e isso não está trazendo vantagem nenhuma pra ele", disse. (Ouça a partir do minuto 09:19)

Diogo Schelp, colunista do UOL, ainda disse que rejeição crescente de Bolsonaro pode ter refletido no resultado da pesquisa.

"Juntando a questão do Rio de Janeiro e de São Paulo, porque em São Paulo temos Russomanno associando-se ao Bolsonaro, Crivella também tentando buscar ali no Bolsonaro um apoio, uma maneira de subir nas pesquisas, apesar do Crivella ter crescido um pouco, não dá pra dizer que é algo que tenha aumentado muito as chances dele frente ao Eduardo Paes. A verdade é que é muito mais fácil transferir rejeição do que carisma, e Bolsonaro tem rejeição crescente, tanto em São Paulo, como no Rio de Janeiro", disse Schelp. (Ouça a partir do minuto 11:07)

O podcast também abordou a Eleição nos Estados Unidos, e a denúncia contra o Senador Flávio Bolsonaro por desvio de dinheiro público e organização criminosa.

Debate com 4 melhores colocados será mais dinâmico

O UOL fará debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, em um modelo dinâmico com os melhores colocados na pesquisa. Marcos Sergio Silva, chefe de reportagem do UOL Notícias, participou do podcast e explicou como será o debate com os candidatos à Prefeitura.

"Essa pesquisa definiu que Bruno Covas, Celso Russomanno, Márcio França e Guilherme Boulos todos têm as condições numéricas, de acordo com o Datafolha, de participar desse debate na próxima semana", contou.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.