Topo

Brasileiros são resgatados de áreas de risco no Japão; 13 decidem permanecer em Sendai

Do UOL Notícias

Em São Paulo

19/03/2011 10h15

A Embaixada do Brasil no Japão e o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio resgataram neste sábado (19) 10 brasileiros que ainda estavam nas cidades de Sendai e Onagawa, na província de Miyagi, uma das mais atingidas pelo tsunami no Japão.

Em Sendai, segundo o consulado, 15 brasileiros haviam informado o desejo de serem retirados do local, mas apenas dois brasileiros e um japonês foram retirados da cidade.

O número significativo de desistências se deve, em parte, às notícias positivas sobre a situação da usina de Fukushima, como o restabelecimento parcial do fornecimento de água e luz na região.

Outro comboio se dirigiu às regiões de Onagawa e Ishinomaki, áreas de difícil acesso em razão da devastação quase total provocada pelo tsunami de 11 de março.

Oito brasileiros que estavam em abrigos, e três peruanos, que estavam hospedados na casa de uma família brasileira, foram resgatados.

Os brasileiros serão levados para a cidade de Kamisato, na província de Saitama, localizada em uma região afastada de Fukushima, e ficarão em alojamentos provisórios.

A missão de resgate, a segunda desde a tragédia, foi concluída às 18h de hoje (6h no Brasil) e contou com a ajuda da Cônsul-Adjunta Marcela Magalhães Braga e do empresário brasileiro Walter Saito, líder comunitário da cidade de Kamisato, na província de Saitama.

Quatro veículos, dois ônibus -- com lugar para 56 pessoas--, um caminhão para bagagens e suprimentos e uma van foram usados na operação.