Topo

Governo sírio aceita plano de paz de Kofi Annan

Kofi Annan e Bashar al-Assad já se reuniram, no começo de março, para debater fim de conflito - EFE/SANA
Kofi Annan e Bashar al-Assad já se reuniram, no começo de março, para debater fim de conflito Imagem: EFE/SANA

Do UOL, em São Paulo

27/03/2012 07h49Atualizada em 27/03/2012 10h14

O governo sírio aceitou o plano de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e atual emissário da ONU e da Liga Árabe, para por fim na violência na Síria, afirmou o porta-voz de Annan.

O plano propõe, entre outras coisas, o fim de todas as formas de violência sob supervisão da ONU, a entrega de ajuda humanitária e a libertação das pessoas detidas de maneira arbitrária.

"O governo sírio escreveu ao enviado especial conjunto Kofi Annan para aceitar seu plano de seis pontos, aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU", afirma o porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, em um comunicado.

Recentemente, Rússia e China votaram a favor de uma declaração na ONU apoiando a missão de Annan, depois de terem bloqueado duas resoluções condenando a repressão a um movimento de contestação que já dura mais de um ano, tendo deixado mais de 9.100 mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Última chance

A missão do enviado especial da ONU foi considerada pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, como a última chance dee vitar uma guerra civil na Síria.

"Esta pode ser a úlima chance de evitar uma longa e sangrenta guerra civil", afirmou Medvedev durante a reunião no domingo (25) com Annan. "Esperamos que seu trabalho tenha um resultado positivo", completou.

O plano de Annan fez uma proposta de plano de paz com seis pontos principais, não só para as forças de Assad, como também para os rebeldes, que exigem a saída do atual presidente do poder da Síria.

Assad visita reduto insurgente

Assad estava nesta terça-feira  na cidade de Homs, onde visitou o bairro de Baba Amr, um reduto insurgente sitiado e bombardeado durante várias semanas, antes de ser reconquistado pelo Exército, informou a televisão pública.

"Neste momento, o presidente Assad inspeciona o bairro de Baba Amr em Homs", anunciou a emissora, que prometeu divulgar imagens da visita. (Com AP, AFP e EFE)