Topo

Temporal causa destruição em Buenos Aires e deixa mais de dez mortos

Do UOL, em São Paulo

05/04/2012 11h10Atualizada em 05/04/2012 13h25

Pelo menos 14 mortes foram confirmadas após o forte temporal que atingiu a capital e parte da província de Buenos Aires, na Argentina, na mardugada desta quinta-feira (3, segundo fontes policiais e da Defesa Civil.  Outras dezenas de pessoas ficaram feridas.

Quatro mortes ocorreram na cidade de Buenos Aires, confirmadas pela vice-prefeita María Eugenia Vidal, e outras dez nas províncias de acordo com o Conselho de Emergência Provincial Bonarense.

De acordo com o conselho, 500 pessoas precisaram ser evacuadas de suas casas em algumas províncias de Buenos Aires. 

Entre as províncias mais afetadas estão Moreno, Merlo, Ituzaingo, Quilmes, La Matanza, Florencio Varela, Suipacha, Avellaneda, onde 70% dos moradores estão sem luz, entre outras. Segundo o jornal "La Nacion", em Santa Fe, um menino de 19 anos morreu ao pisar em um fio de energia elétrica que rompeu-se com o vento.

Além das mortes, causadas pelo desabamentos, quedas de árvores e choques, no bairro central de Once alguns prédios mais altos oscilaram como em um terremoto no momento da ventania. Durante a madrugada, os ventos superaram 110 km por hora.

Outras dez pessoas ficaram feridas com gravidade depois que o teto de uma igreja foi arrancado pelo vento. As pessoas foram atingidas enquanto esperavam o ônibus, de acordo com o jornal "Clarín".

A destruição de casas e a queda de inúmeras árvores -- 114 apenas na capital argentina -- também complicaram o trânsito e provocaram apagões em alguns bairros. 

Segundo a agência de notícias argentina Télam, algumas linhas de trem estão paralisadas nesta quinta-feira devido a problemas elétricos provocados pela tempestade, como é o caso das linhas General Roca e Premetro. Outros trens, como o de Sarmiento, circula com velocidade reduzida.  (Com EFE e AFP)