Topo

China ergue prédio de três andares em uma semana

Do UOL, em São Paulo

16/05/2012 10h23

Pode parecer apenas mais uma das inúmeras obras feitas na China, mas, em pouco mais de uma semana, o prédio de três andares localizado no centro da província de Hunan foi concluído. O segredo foi o uso de blocos de concreto de baixo carbono, o que acelerou a obra, que, nos métodos tradicionais de construção, demoraria pelo menos um ano para ser finalizada.

Originalmente, a estrutura principal foi programada para estar de pé em 24 horas, mas as chuvas fortes, aliadas a um problema de entrega de material e um feriado nacional, alteraram a programação da obra, que durou nove dias.

A empresa por trás do projeto, a Broad Sustainable Building (BSB), tem como marca registrada a construção de edifícios sustentáveis erguidos rapidamente. A companhia utiliza um sistema de módulos pré-fabricados que se encaixam como móveis comuns.

Gruas gigantes carregaram os módulos de aço de quatro metros por quinze metros, os quais foram encaixados ordenadamente por um exército de trabalhadores que se revezaram durante as 24 horas do dia para finalizar o serviço.

Em dezembro, a BSB já tinha erguido um hotel de 30 andares em 15 dias na mesma província. Mas a empresa tem planos maiores: até o fim deste ano, quer construir um edifício de 220 andares – potencialmente o mais alto do mundo – em apenas quatro meses, usando o mesmo sistema de módulos pré-fabricados e dois mil trabalhadores.

Os “prédios instantâneos” foram idealizados por Zhang Yue, o bilionário fundador e presidente do Grupo Broad, que fez fortuna vendendo aparelhos de ar condicionado que consomem pouca energia. (Com Reuters)