Chuvas no Japão matam dezenas e governo evacua 230 mil
As autoridades ordenaram a evacuação de 230 mil pessoas em quatro províncias do sul do Japão devido às chuvas torrenciais que caem na região há vários dias e que já deixaram 20 mortos e oito desaparecidos, informou neste sábado (14) a agência "Kyodo".
A ordem de retirada afeta as províncias de Fukuoka, Oita, Saga e Kumamoto, na ilha meridional de Kyushu, onde as tempestades perduram neste sábado (14), o que fez vários rios transbordarem.
A Agência Meteorológica do Japão assinalou que a intensidade destas chuvas alcançou níveis "sem precedentes" na ilha de Kyushu.
Em Fukuoka, onde se pediu a evacuação de 180 mil pessoas e em alguns pontos foram registrados 110 milímetros de precipitações em apenas uma hora na manhã deste sábado (14), três pessoas foram soterradas, das quais apenas duas foram resgatadas.
Enquanto isso, a Polícia prossegue as buscas por outras oito pessoas desaparecidas nas províncias de Oita e Kumamoto.
Nesta última cidade, as chuvas deixaram mais vítimas, já que pelo menos 18 pessoas morreram em Kumamoto após deslizamentos de terra ou desmoronamento de suas casas.
Devido às chuvas, a agência meteorológica mantém alerta máximo em sete províncias do sul do Japão (Fukuoka, Oita, Saga, Kumamoto, Nagasaki, Hiroshima e Yamaguchi), além de alerta amarelo em mais de 30 das regiões sul, centro e norte do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.