Topo

Romney foi superficial em segundo debate presidencial dos EUA, aponta especialista

Mitt Romney e Barack Obama subiram o tom no segundo debate da corrida eleitoral americana - Stan Honda/AFP
Mitt Romney e Barack Obama subiram o tom no segundo debate da corrida eleitoral americana Imagem: Stan Honda/AFP

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 00h48

Confirmando a expectativa para o segundo debate da eleição presidencial norte-americana, realizado nesta terça-feira (16) na Universidade Hofstra, em Hempstead, Nova York, o presidente Barack Obama conseguiu apagar a imagem apática de seu primeiro confronto com o candidato republicano, Mitt Romney, além de deixar evidente a superficialidade de seu adversário. Foi o que disse o professor de relações internacionais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Marcelo Zorovich.

"O eleitor norte-americano teve a oportunidade de ver um Obama mais firme e ao mesmo tempo um Romney sem plano e sem estratégicas específicas", avaliou. Segundo ele, o republicano foi vago em suas respostas. "Obama foi mais substancial que Romney e dedicou grande parte de seu discurso a defender suas estratégias, sem perder a oportunidade de atacar o adversário."

Ainda assim Zorovich reconhece que ambos os candidatos oscilaram em algumas questões. "Obama perdeu um pouco a linha quando foi questionado sobre sua demora ao se posicionar na questão da Líbia. Neste caso, ele deveria ter sido mais duro", relata ele, que afirma que, ainda assim, o presidente conseguiu contornar a situação.

Obama reagiu contra as acusações de seu rival de que ele havia minimizado o ataque de militantes islâmicos na Líbia, no mês passado, que matou quatro norte-americanos, incluindo o embaixador dos Estados Unidos naquele país, Chris Stevens, e disse: "eu sou o presidente e sempre sou o responsável."

Já o principal erro estratégico de Romney, conforme o professor do ESPM, foi fugir da provocação de seu adversário e não explicar a sua política econômica. "Obama se favorece com a controvérsia nos valores da proposta de Romney e é por isso que ele continua investindo nesse tema", afirmou Zorovich, que também acrescenta o favorecimento do presidente diante de questões ligadas a política externa. "O republicano tem menos experiência nesse assunto. Isso não quer dizer que o Obama tenha feito tudo certo."

Romney, como citou o especialista, pecou em atacar excessivamente a China, ainda que reconheça que parte das acusações tenha sido verdadeira. "Não se pode esquecer que o país é o principal parceiro dos Estados Unidos." Mas, em contrapartida, o republicano usou com muita "sabedoria" a questão do desemprego para atacar o democrata. "Essa é a situação mais desafiadora para o governo Obama. E como governador e empresário, Mitt demostra ter uma visão de criação de empregos mais efetiva."

Para o próximo e último debate, marcado para a próxima segunda-feira (22), a expectativa é que Romney seja mais agressivo e que Obama mantenha a mesma postura deste segundo debate.