Quatro anos depois, Obama aposta no 'azul democrata' e Michelle em roupa mais contida
O terno azul marinho, mais justo, e a gravata de seda usada por Barack Obama no discurso da vitória na noite desta terça-feira (6) lhe renderam um ar mais confiante e "cheio de energia". Bem diferente do terno largo, escuro, e da manjada gravata vermelha escolhida quatro anos antes, no primeiro discurso como presidente eleito, em Chicago, Illinois (EUA), cidade onde começou sua carreira política. Essa é a opinião de Ilana Berenholc, consultora de imagem de São Paulo que trabalha com políticos e empresários há 18 anos.
Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos após derrotar o candidato republicano Mitt Romney. No discurso feito para milhares de pessoas em seu quartel general em Chicago, ele esteve na companhia da mulher e primeira-dama, Michelle Obama, e das filhas Sasha e Malia, além do vice-presidente americano reeleito, Joe Biden, e sua mulher, a vice-primeira-dama, Jill Biden.
Em cinco de novembro de 2008, ambos estiveram no mesmo local no primeiro discurso da vitória, quando Obama carregava a alcunha de ter sido o primeiro presidente negro eleito da história dos Estados Unidos, o que pode ter pesado na escolha do look mais tradicional.
Segundo Berenholc, a troca do trio por tons de azul no agora grisalho Obama ajudaram também a favorecer a cor do partido democrata em vez do vermelho, a cor do rival republicano.
“Mesmo quatro anos mais jovem, as cores usadas no terno e na gravata o deixam com um aspecto mais "sisudo". Ele usa as "cores do poder: terno preto, camisa branca e gravata vermelha, mas não é valorizado por elas”, explica a consultora.
Michelle minimiza acessórios
A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, por sua vez, optou de forma acertada, segundo a consultora, por tons mais discretos --vinho e preto-- em vez do marcante vestido negro e vermelho do estilista Narciso Rodriguez que fez muitos "torcerem o nariz" em 2008.
“Michelle fez uma escolha mais clássica e discreta, usando um vestido do Michael Kors, em que já tinha sido vista outras vezes. Não chamou tanta atenção quanto em 2008, deixando que o foco fosse seu marido. Foi discreta também na escolha dos acessórios”, diz Berenholc.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.