Topo

No Uruguai, jovem dispara contra hospital ao tentar copiar atirador de escola dos EUA

Jornal "Los Tiempos" mostra o local onde um jovem uruguaio tentou repetir o ocorrido em uma escola primária nos EUA, na sexta-feira (14). Ele efetuou três disparos, mas não feriu ninguém - Reprodução
Jornal "Los Tiempos" mostra o local onde um jovem uruguaio tentou repetir o ocorrido em uma escola primária nos EUA, na sexta-feira (14). Ele efetuou três disparos, mas não feriu ninguém Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 09h54

Um uruguaio de 18 anos causou pânico em um hospital particular da cidade de Paysandu ao disparar três vezes com uma arma de fogo, no sábado de manhã (15). Ninguém ficou ferido.

Segundo a a polícia, o jovem tentou copiar o ataque em uma escola de Newtown, nos Estados Unidos, ocorrido na última sexta-feira (14). A informação é do jornal uruguaio "Los Tiempos".

O jovem é natural de Paysandu e estudava na Universidade do Trabalho do Uruguai. Segundo pessoas próximas, era um "bom estudante" e "tirava boas notas, mas não se integrava com os demais, sempre estava em seu mundo".

A polícia entendeu que o ataque foi motivado por uma "crise de delírio severa". O jovem que não teve a identidade revelada deu várias versões para o que o motivou a atirar no hospital. Entre elas, disse que "quando viu o que aconteceu nos Estados Unidos, pensou que tinha que fazer o mesmo".

O estudante se dirigiu às instalações da universidade, mas ao dar-se conta que estavam fechadas por ser sábado, caminhou quatro quadras até o prédio de uma clínica particular.

Entrou no banheiro e fez um primeiro disparo para se assegurar que a arma funcionava. O segundo disparo foi contra um policial aposentado que se aproximou da área onde estava o jovem e de quem a bala passou muito perto da cabeça. O terceiro foi contra o teto, enquanto os pacientes da clínica deixavam o local.

Em uma segunda declaração o jovem afirmou que sua intenção era suicidar e, em outro depoimento, disse que era um discípulo de Osama Bin Laden. "Cada vez que é interrogado diz outra coisa", disse um dos policiais.

O jovem foi levado a uma clínica psiquiátrica após ser detido e deve permanecer lá por 10 dias.