Topo

Imprensa local aponta vitória de candidata conservadora nas eleições da Coreia do Sul

Do UOL, em São Paulo

19/12/2012 11h03Atualizada em 19/12/2012 12h48

A candidata conservadora Park Geun-hye foi eleita a primeira presidente mulher da Coreia do Sul, segundo informam algumas redes de TV sul-coreanas.

Com um terço dos votos apurados, Park já teria 52,8% dos votos. Seu rival, o progressista Moon Jae-in, teria obtido 46,8% de apoio, segundo a rede pública "KBS" e as emissoras privadas "SBS" e "MBC". 

Mais de 40 milhões de eleitores votaram para a escolha do novo presidente da Coreia do Sul nesta quarta-feira (19). Há 13.542 colégios eleitorais em todo o país. A disputa está polarizada entre a conservadora e Jae-in. 

O atual presidente sul-coreano Lee Myung-bak  já teria parabenizado a candidata pela vitória, segundo a Associated Press.

Park Geun-hye é filha do ex-presidente Park Chung-hee (1963-1979), apontado por especialistas como ditador. Segundo as últimas pesquisas de opinião, a disputa entre Geun-hye e Jae-in está acirrada. Pelas pesquisas, a filha do ex-presidente conta principalmente com o apoio dos eleitores mais velhos.

O atual presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, é alvo de críticas por parte dos eleitores, que reclamam de problemas na área econômica. "Eu quero um presidente que melhore a vida das pessoas comuns, pois o país está em uma situação muito difícil”, disse Bae Young-ae, 66, dono de um supermercado.

Nas campanhas, Geun-hye e Jae-in disseram que vão melhorar as condições econômicas no país, dando mais poder de compra aos consumidores e apoio às pequenas e médias empresas. Porém, eles divergem sobre as medidas que devem ser adotadas.