Topo

Paquistanesa baleada por talebans recebe alta do hospital

Do UOL, em São Paulo

04/01/2013 08h00

Malala Yousufzai, a jovem militante paquistanesa pelo direito à educação que sobreviveu a um ataque dos talebans recebeu alta do hospital Rainha Elizabeth, onde estava sendo tratada, em Birmingham, na Inglaterra, nesta sexta-feira (4).

"Malala é uma moça forte e trabalhou duro com as pessoas que cuidam dela para fazer um excelente progresso em sua recuperação", afirmou o diretor médico do hospital, Dave Rosser.

"Depois de conversar com Malala e sua equipe médica, nós decidimos que ela iria se beneficiar por estar em casa com seus pais e dois irmãos", completou ele.

A jovem de 15 anos continuará o tratamento no Reino Unido e, segundo informou o hospital, será operada para uma "reconstituição do crânio (...) no final de janeiro ou no início de fevereiro como parte de seu restabelecimento".

Malala levou um tiro na cabeça em um ataque contra o seu ônibus escolar no dia 9 de outubro de 2012, no vale de Swat (noroeste do Paquistão). O Taleban assumiu o ataque para puni-la por seu compromisso em favor do direito das jovens paquistanesas de ir à escola. Devido à gravidade do seu estado ela foi transferida para um hospital na Inglaterra.

Pela defesa do acesso à educação, Malala foi eleita a segunda pessoa do ano na lista da revista "Times", divulgada em dezembro passado, ficando atrás apenas do presidente norte-americano Barack Obama. (*Com Reuters)