Topo

Papa emérito Bento 16 retorna ao Vaticano e é recebido pelo papa Francisco

O papa Francisco (dir.) recebe o papa emérito Bento 16 no Vaticano nesta quinta-feira (2) - Obsservatore Romano/AFP
O papa Francisco (dir.) recebe o papa emérito Bento 16 no Vaticano nesta quinta-feira (2) Imagem: Obsservatore Romano/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 12h21Atualizada em 02/05/2013 12h41

O papa emérito Bento 16 retornou nesta quinta-feira (2) ao Vaticano para se instalar no mosteiro Mater Ecclesiae, localizado nos Jardins do Vaticano, onde residirá definitivamente.

O papa Francisco recebeu Bento 16 nas portas do mosteiro e lhe deu as boas-vindas "com grande e fraterna cordialidade". Depois, eles rezaram juntos na capela do prédio.

Joseph Ratzinger, 86, chegou ao Vaticano de helicóptero às 16h50 (hora local, 11h50 pelo horário de Brasília), vindo da residência de verão de Castel Gandolfo, que fica 25 km ao sul de Roma.

O papa emérito foi recebido no heliporto do Vaticano pelo secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, pelo presidente do Governatorato, Giuseppe Betello, e pelo decano do Colégio Cardenalício, o cardeal Angelo Sodano.

Esta é a primeira vez na história que dois papas convivem dentro das muralhas do Vaticano, os dois vestidos de branco e com o título de "Sua Santidade".

Desde sua eleição, no dia 13 de março, Francisco já manifestou em várias ocasiões amizade por seu antecessor, com quem falou por telefone e celebrou uma missa em homenagem por seu aniversário.

Bento 16 se mudará para sua nova residência com um pequeno grupo de assistentes, entre eles seu secretário particular, o bispo alemão Georg Gänswein.

Será, de qualquer forma, uma relação complexa, segundo diversos observadores, já que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi o grande rival há oito anos do alemão Joseph Ratzinger no conclave que o escolheu após a morte de João Paulo 2º.

A partir de seu monastério, ainda dedicado à oração e ao estudo, o papa emérito, que reinou durante uma fase muito difícil devido aos escândalos que atingiram seu pontificado, é um observador privilegiado e singular de tudo o que ocorrer durante o papado do primeiro latino-americano e jesuíta da história.

Esta convivência levanta questões e inclusive críticas pela presença de dois papas ao mesmo tempo dentro dos muros do Vaticano.

Além disso, o homem de confiança durante os oito anos de pontificado de Bento 16, o secretário Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia, é a pessoa que dirige o escritório que organiza a agenda papal, fixa as audiências solenes e privadas, prepara as cerimônias pontifícias - exceto a parte estritamente litúrgica - e coordena os preparativos para suas viagens.

Embora quase todos os especialistas afirmem que seu papel como vínculo entre os dois pontífices será provisório, é a primeira vez na história recente da Igreja que o secretário papal deverá servir ao mesmo tempo a dois papas.

O fato de Gänswein conservar o cargo e continuar sendo secretário particular de Bento 16 pode criar confusão sobre seu papel e influência entre os dois pontífices.

Nestes dois meses, no entanto, o papa eméito manteve uma vida muito discreta, e evitou se envolver nos assuntos internos do Vaticano.

É possível que os dois papas se encontrem durante seus passeios pelos jardins do Vaticano e inclusive rezem juntos, como ocorreu no dia 23 de março, quando Francisco viajou a Castel Gandolfo para almoçar com Bento 16.

O papa emérito, de qualquer forma, não levará uma vida de recluso e poderá ser consultado por seu sucessor e receber pessoas e amigos, disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

O porta-voz papal desmentiu novamente que Bento 16 se encontre gravemente doente, como afirmavam meios de comunicação espanhóis depois de aparecer muito cansado, com uma bengala, durante o histórico encontro no fim de março com Francisco.

"É idoso, fraco, mas não sofre de doença alguma", disse Lombardi. (Com Efe e Reuters)