Topo

Snowden quebra o silêncio e diz, em carta, que continua livre para divulgar informações secretas

Do UOL, em São Paulo

01/07/2013 19h04

O ex-agente do governo norte-americano Edward Snowden quebrou seu silêncio pela primeira vez desde que chegou a Moscou, há oito dias. De acordo com a agência de notícias Reuters, Snowden disse que continua em liberdade para prosseguir divulgando detalhes sobre as atividades de espionagem praticadas pelos EUA, e afirmou que os americanos construíram o maior sistema de vigilância do mundo.

Em uma carta enviada ao Equador e à qual a Reuters teve acesso, Snowden disse que os EUA o estavam perseguindo ilegalmente por revelar informações sobre o Prism, um programa de vigilância eletrônica usado pelo governo norte-americano para monitorar dados na internet. O ex-agente também agradeceu ao Equador por ajudá-lo a chegar à Rússia e por examinar seu pedido de asilo político.

“Eu continuo livre e capaz de publicar informações de interesse público”, disse Snowden na carta escrita em espanhol e sem data, endereçada ao presidente Rafael Correa.

“Não importa quantos dias mais eu tenha de vida, me mantenho dedicado a lutar pela justiça nesse mundo desigual. Se algum desses dias que estão por vir representar uma contribuição para o bem comum, o mundo terá de agradecer aos princípios do Equador”, disse Snowden em parte do texto.

Na carta, o ex-agente elogia o governo equatoriano. “Existem poucos líderes mundiais que arriscariam apoiar os direitos humanos de um indivíduo diante do governo mais poderoso do planeta, e a coragem do Equador e de seu povo é um exemplo para o mundo. Eu devo expressar meu profundo respeito por seus princípios e meu agradecimento sincero pelas atitudes do seu governo ao considerar meu pedido de asilo político.”

"Maior sistema de vigilância do mundo"

Em outro trecho do carta, de acordo com a Reuters, o ex-agente afirma que todo cidadão do planeta está sujeito ao monitoramento norte-americano.

“O governo dos EUA construiu o maior sistema de vigilância do mundo. Este sistema global afeta cada vida humana tocada pela tecnologia; gravando, analisando e julgando cada membro do público internacional. É uma violação grave dos nossos direitos humanos universais quando um sistema político perpetua espionagem automática, penetrante e injustificável contra pessoas inocentes. Acreditando nisso, eu revelei esse programa ao meu país e ao mundo.” (Com informações da Reuters)

Grampos nos EUA

O programaO Prism é um programa de inteligência secreta americana que daria ao governo acesso aos dados de usuários de serviços de grandes empresas de tecnologia

 

Quais dados?Não se sabe exatamente, mas qualquer informação poderia ser consultada. O jornal 'Washington Post' cita e-mail, chat, fotos, vídeos e detalhes das redes sociais
Quem sabia?Segundo Obama, o programa foi aprovado pelo Congresso e é fiscalizado pelo Poder Judiciário no país. Todas as empresas negaram participação
FuncionamentoDe acordo com fontes do jornal britânico 'The Guardian', o governo poderia ter acesso aos dados sem o consentimento das empresas, mas, como eles são criptografados, precisaria de chaves que só as companhias possuem
Empresas possivelmente envolvidasMicrosoft, Google, Facebook, Yahoo, Apple, Paltalk, Skype, Youtube, AOL