Cristina Kirchner recebe alta cinco dias após cirurgia na cabeça
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, 60, recebeu alta neste domingo (13) após a operação a que foi submetida há cinco dias para retirar um hematoma no revestimento exterior do cérebro, informaram fontes oficiais.
O hematoma se formou após Cristina bater a cabeça em uma queda em agosto. O acidente foi mantido em segredo na época e não há detalhes sobre o incidente.
O porta-voz presidencial, Alfredo Scoccimarro, fez o anúncio antes de divulgar o boletim médico diário para os jornalistas reunidos no hospital Fundação Favaloro, em Buenos Aires, onde a governante estava internada.
Segundo Scoccimarro, Cristina "continua com excelente humor e em recuperação constante" e, por isso, os médicos decidiram dar alta para a presidente.
Presidente argentina recebe alta cinco dias após cirurgia
Em nota, a Fundação Favaloro informou que, "devido à evolução pós-operatória favorável da presidente, foi decidida a alta no dia de hoje".
A presidente deverá permanecer sob "rígido repouso por 30 dias e evitar viagens aéreas até a próxima decisão médica", afirmou o boletim médico.
Kirchner ficará durante este mês na residência oficial Olivos, na periferia norte de Buenos Aires. Ela está sendo substituída temporariamente por seu vice, Amado Boudou, no comando do país.
A alta chega a duas semanas das cruciais eleições legislativas de 27 de outubro, quando será renovada a metade da Câmara de Deputados e um terço do Senado, e nas quais o governismo coloca em jogo sua maioria no Congresso. (Com agências internacionais)
A CRISE DE SAÚDE DE CRISTINA KIRCHNER
DIAGNÓSTICO | Cristina tem um hematoma subdural crônico, produto de uma queda sofrida em agosto. Ela sentia dores de cabeça, além de formigamento e “leve perda de força muscular” no braço esquerdo |
A QUEDA | Não foi esclarecida. Especula-se que ela tenha caído da escada do avião presidencial e batido a cabeça. Outra versão é que ela teria se acidentado andando de patins em casa |
O HEMATOMA | Hematoma subdural é o quadro de acúmulo de sangue na região entre o crânio e o cérebro.Trata-se de um quadro relativamente comum em casos de traumatismo envolvendo pessoas de idade média e avançada |
QUEM MANDA | O vice de Cristina, Amado Boudou, assumiu oficialmente a Presidência interinamente na segunda-feira. Ele é investigado por suposto enriquecimento ílicito durante sua gestão como ministro da Economia |
CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS | A agenda do Executivo não muda. Pode haver impacto no contexto partidário: há eleições legislativas no dia 27 de outubro. Cristina tenta fortalecer o kirchnerismo para assegurar apoio político para os dois últimos anos de governo |
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.