Topo

Sobe para 115 o número de mortos após tumulto em templo hindu na Índia

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 02h05

O número de fiéis hindus mortos após um tumulto ocorrido nas proximidades de um templo no estado central indiano de Madhya Pradesh aumentou para 115, informou nesta segunda-feira (14) a imprensa local.

O fato aconteceu no sábado (12) de manhã em uma ponte que leva ao histórico templo de Ratangarh, situado no distrito de Datia, onde uma multidão tinha se reunido para uma festividade em honra à deusa Durga.

Durante o tumulto, peregrinos pularam no rio

Mais de uma centena de pessoas estão feridas, algumas delas em estado grave, no acidente provocado pelo boato de que a ponte ia desabar, de acordo com a versão da imprensa local.

Atualmente os hindus celebram o fim do festival Navaratri, dedicado ao culto do deus hindu Durga, que atrai milhares de fiéis aos templos, especialmente no norte da Índia.

Outras fontes policiais indicaram que 20 mil pessoas estavam na ponte sobre o rio Sindh quando a confusão começou.

A multidão se dirigiu durante a madrugada ao local para celebrar o fim do Navaratri, e até 400 mil devotos já estavam dentro ou ao redor do templo de Ratanharg, 350 km ao norte de Bhopal, a capital estatal.

Segundo o "Times of India", a multidão lançou pedras na direção da polícia diante da lentidão das operações de resgate. A densidade de circulação dificultou o acesso aos feridos e o transporte aos hospitais.

O ministro em chefe do Estado, Shivraj Singh Chouan, anunciou uma indenização de 150 mil rúpias (cerca de R$ 5.350) para as famílias de pessoas mortas e de 50 mil rúpias (cerca de R$ 1.780) para os feridos.

Casos são comuns no país

Os tumultos com vítimas fatais em celebrações religiosas são frequentes na Índia, onde em fevereiro 36 pessoas morreram pisoteadas na peregrinação de Kumbh Mela, às margens do rio Ganges.

Em 2011, 102 hindus morreram em outro tumulto no estado de Kerala, e 224 peregrinos faleceram em setembro de 2008 em Johpur.