Topo

Após acordo, EUA determinam volta ao trabalho de funcionários do governo

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 09h01

A Casa Branca agiu rápido na madrugada desta quinta-feira (17) para recolocar o governo norte-americano nos trilhos após 16 dias de paralisação e determinou a volta ao trabalho de centenas de milhares de funcionários federais.

A diretora de Orçamento da Casa Branca, Sylvia Mathews Burwell, emitiu uma diretiva aos funcionários minutos após o presidente dos EUA, Barack Obama, ter sancionado a lei que encerrou a paralisação e elevou o limite de endividamento do governo.

Saiba mais

  • Jason Reed/Reuters

    Entenda o que é o teto da dívida pública dos Estados Unidos e suas implicações

A mensagem dela aos funcionários era para voltar ao trabalho no próximo dia regular, que para a maioria é nesta quinta-feira.

"Todos os funcionários que estavam em licença não remunerada devido à falta de verba podem agora voltar ao trabalho. Vocês devem reabrir escritórios de uma forma rápida e ordenada", disse ela.

Com isso, os cerca de 800 mil trabalhadores que foram afetados pela paralisação da administração voltarão aos seus locais de trabalho hoje.

Burwell disse que nos próximos dias a Casa Branca vai trabalhar em estreita colaboração com os departamentos e agências federais para tornar a transição de volta ao status operacional completo o mais tranquilo possível.

A volta dos servidores ao trabalho acontece depois de, finalmente, o Congresso ter aprovado, na noite desta quarta-feira (16), após mais de 16 dias de incerteza sobre as contas públicas dos EUA, uma medida que permitirá que se garantam os fundos para as atividades do governo.

Acordo financia governo até janeiro de 2014

O acordo aprovado tanto no Senado quanto na Câmara financia o governo federal até 15 de janeiro de 2014 e estende os "poderes extraordinários" do Tesouro para continuar tomando empréstimos e pagar os credores dos EUA até 7 de fevereiro do ano que vem, reabrindo as atividades federais.

Na prática, no entanto, o acordo representa apenas um "respiro". A menos que o congresso aprove um orçamento até a data limite, o governo dos EUA pode voltar a ser fechado. A última vez que os parlamentares norte-americanos aprovaram um orçamento foi em 2009.

O Tesouro havia estimado que o país não teria como honrar alguns de seus compromissos fiscais após 17 de outubro –a dívida atual dos EUA é de US$ 16,7 trilhões--, colocando em risco o pagamento, por exemplo, de salários de funcionários do governo, aposentadorias, fornecedores e juros da dívida.

A aprovação na noite de hoje inclui o pagamento retroativo dos salários de milhares de funcionários públicos enviados para casa a partir de 1º de outubro, quando teve início a paralisação parcial do governo, que estão desde então sem receber. (Com agências internacionais )