Topo

Manifestantes pró-Rússia tomam blindados ucranianos

Manifestantes tomam blindados ucranianos e desfilam com a bandeira russa pela na cidade de Kramatorsk - Anatoliy Stepanov/AFP
Manifestantes tomam blindados ucranianos e desfilam com a bandeira russa pela na cidade de Kramatorsk Imagem: Anatoliy Stepanov/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 09h32

Três blindados leves e um caminhão com a bandeira russa que transportam homens armados, uniformizados, mas sem identificação, circulavam nesta quarta-feira (16) na cidade de Kramatorsk, leste da Ucrânia.

Não foi possível confirmar a origem do comboio, que seguia para Slaviansk, alguns quilômetros ao norte. A cidade está controlada desde domingo por insurgentes armados pró-Moscou.

Segundo a agência Interfax Ucrânia, são blindados que participavam na "operação antiterrorista" iniciada pelo governo de Kiev contra os separatistas.

Tanques blindados com bandeiras russas circulam na Ucrânia

Os veículos entraram na cidade, mas alguns manifestantes pró-Rússia bloquearam e se apoderaram dos blindados, segundo a mesma agência.

O ministério da Defesa ucraniano, porém, informou que "nenhum blindado do exército foi tomado em território ucraniano".

Os homens que circulavam nos blindados usavam o mesmo uniforme sem distintivos, mas com fitas de São Jorge nas cores laranja e preto, a ordem honorária das Forças Armadas russas.

A repórter da BBC em Kramatorsk Olga Ivshina, disse que a população local estava "muito nervosa" quando o comboio militar chegou à cidade.

"Muitas pessoas não dormiam havia várias noites. Quando os veículos blindados apareceram, foram cercados rapidamente pelas pessoas. Alguns acusavam os soldados de 'agir contra seu próprio povo'", relatou Ivshina.

"'Somos pessoas de paz! Só queremos que nossas reivindicações sejam respeitadas', disse um homem da multidão".

As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia - Arte/UOL - Arte/UOL
As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia
Imagem: Arte/UOL

Segundo Ivshina, os soldados estavam sentados nos veículos com rifles automáticos, com equipamento pronto para combate. "Só estamos obedecendo ordens, deixem-nos passar", disse o comandante, segundo Ivshina. "Não viemos aqui para lutar. Nunca atirarei no meu próprio povo." 

Prefeitura de Donetsk é tomada

Em outra ação, as milícias pró-Rússia tomaram nesta o controle da Prefeitura de Donetsk, capital da região de mesmo nome, que se transformou no epicentro da sublevação contra o governo de Kiev.

"Se tomou a decisão de lançar uma operação especial para controlar o edifício da Prefeitura de Donetsk. Ninguém ficou ferido", informou um porta-voz das forças de autodefesa pró-Rússia.

Vários homens uniformizados, mascarados e armados com fuzis e rifles de franco-atirador entraram nesta manhã na prefeitura e se instalaram no primeira e segundo andar do edifício.