Topo

Putin diz que operações da Ucrânia no leste do país lembram cerco nazista

Do UOL, em São Paulo

29/08/2014 08h24Atualizada em 29/08/2014 09h16

O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que a operação de Kiev no leste da Ucrânia, onde forças do governo enfrentam separatistas pró-Rússia ao redor das cidades de Donetsk e Luhansk, lembra o cerco feito a Leningrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

"Pequenas vilas e grandes cidades cercadas pelo Exército ucraniano, que atinge diretamente áreas residenciais com o objetivo de destruir a infraestrutura... Isso tristemente me lembra os eventos da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães fascitas... no poder cercaram nossas cidades", disse Putin em um encontro de jovens nos arredores de Moscou.

Putin afirmou ainda que russos e ucranianos "são praticamente um povo só".

"Pessoas que têm sua própria visão da história e sobre a história de nosso país podem argumentar comigo, mas me parece que os povos russos e ucraniano são praticamente um povo só", afirmou.

Ele disse ainda que a recusa do governo ucraniano em negociar com os separatistas é um problema.

Relatório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos publicado nesta sexta-feira afirmou que 2.593 pessoas foram mortas desde o começo do conflito no leste da Ucrânia, em abril, até meados desta semana. 

As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia - Arte/UOL - Arte/UOL
As cidades afetadas pelo movimento separatista na Ucrânia
Imagem: Arte/UOL

Na quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, acusou a Rússia de ter invadido o território ucraniano militarmente. A Rússia negou.

A acusação ocorreu depois que rebeldes pró-Rússia tomaram controle da cidade de Novoazovsk, no sudeste do país, e ameaçaram tomar em seguida o porto de Mariupol, a segunda cidade mais importante da região.

A Otan (aliança militar ocidental), por sua vez, que  imagens de satélites comprovam que ao menos 1.000 militares russos estejam operando dentro da Ucrânia.  "Eles estão apoiando separatistas, lutando com eles."

"As imagens, capturadas no fim de agosto, mostram unidades de artilharia russas se movendo em um comboio através do interior da Ucrânia e se preparando para a ação ao estabelecer posições de tiro na área de Krasnodon", disse nota da Otan. (Com agências internacionais)