Topo

Náufrago salvo ao agarrar caixa de isopor diz que 'estava prestes a morrer'

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 10h40

O pescador Salazar Solano, 47, resgatado pela Marinha da Colômbia após passar dois dias boiando no oceano Pacífico segurando em uma caixa térmica de isopor, relatou em entrevista ao tabloide britânico "Daily Mail" que "estava prestes a morrer". "Não ia conseguir segurar por muito mais tempo”, afirmou o náufrago.

O acidente aconteceu após sua embarcação afundar. Ele foi encontrado a 32 km da costa do país.

O barco de Solano, que partiu da cidade de Lopez no dia 31 de outubro, não tinha coletes salva-vidas e começou a afundar durante uma tempestade na madrugada de 1º de novembro. A bordo da embarcação estava o também pescador Tomás Contreras.

Solano dividiu a caixa térmica em duas, oferecendo uma parte para seu colega. Para facilitar sua localização pela Marinha, ele amarrou uma lanterna em sua testa com o cinto de sua calça.

"A correnteza nos levou para cada vez mais longe da costa", disse. "Nós tentávamos nadar no sentido oposto, mas já estávamos cansados."

No dia 2 de novembro, os dois pescadores, debilitados pela desidratação e pela fome, acabaram se afastando e Solano perdeu Contreras de vista.

Pouco depois, um barco da Marinha que patrulhava a região à procura de traficantes de drogas avistou o pescador. Ele estava tão fraco que precisou ser resgatado por um mergulhador.

Alexis Bonilla, pescador da mesma vila de Solano, afirmou que no local ninguém usa coletes salva-vidas porque “são muito caros”.

Até o momento, as autoridades não conseguiram nenhum sinal de vida de Contreras.