Topo

Navio de pesca industrial afunda na Rússia e deixa dezenas de mortos

O navio de pesca industrial russo Dalniy Vostok em foto de arquivo - Reprodução/Robbie Shaw/Shipspotting.com
O navio de pesca industrial russo Dalniy Vostok em foto de arquivo Imagem: Reprodução/Robbie Shaw/Shipspotting.com

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 22h03Atualizada em 02/04/2015 08h08

Uma operação está em curso desde a noite desta quarta-feira (1º) para resgatar a tripulação do navio de pesca industrial russo Dalniy Vostok que afundou no mar de Okhotsk, na península de Kamchatka. Ao menos 54 pessoas morreram e outras 63 sobreviveram a catástrofe, segundo informações iniciais da emissora Russia Today.

"Foram recuperados 54 corpos sem vida, que foram levados para embarcações que transitavam pelo lugar, além de outros 63 sobreviventes", disseram as fontes, citadas por meios de comunicação russos.

A bordo da embarcação naufragada estavam 132 pessoas, motivo pelo qual ainda resta localizar 15 membros da tripulação.

Vinte e seis navios, além de aproximadamente 800 pessoas, estão trabalhando no resgate do restante da tripulação. Há também um helicóptero com médicos a bordo procurando sobreviventes, de acordo com autoridades locais.

Segundo informações preliminares, 78 membros da tripulação do navio eram russos e 54 estrangeiros.

O ministério informou que o navio de pesca industrial afundou em cerca de 15 minutos após o compartimento do motor inundar. Uma colisão contra o gelo pode ter sido a causa do acidente. Segundo se informou, o navio "Dalni Vostok" não emitiu sinais de alarme antes de afundar.

De acordo com informações dos socorristas, muitos marinheiros a bordo do Dalniy Vostok conseguiram colocar coletes de salvamento enquanto o navio afundava.

O estado da maioria dos sobreviventes é grave, com forte hipotermia provocada pelas baixas temperaturas da água, em torno de zero grau. (Com Efe)